PATROCINADORA DA MATRIZ DO CD DA BANDA

PATROCINADORA  DA MATRIZ DO CD DA  BANDA

sábado, 12 de maio de 2012

Quadrilha explode agência do BB de Baraúna



Uma quadrilha composta por aproximadamente 15 homens fortemente armados com armas de grosso calibre invadiu a agência do Banco do Brasil (BB) de Baraúna, explodiu o cofre central e levou todo o dinheiro. A ação criminosa aconteceu por volta de 1h de ontem e durou aproximadamente 45 minutos.
Foi uma madrugada marcada por medo, insegurança, destruição e muita ousadia por parte dos bandidos. Segundo informações repassadas pela polícia, o bando chegou à cidade em três carros e se dividiu em grupos onde cada um executou uma ação diferente. Uma parte dos bandidos se encarregou de manter os policiais que estavam de plantão encurralados na delegacia local, enquanto o outro bando invadia o banco, explodia o cofre e roubava o dinheiro.
Segundo o tenente Luiz Almeida do Grupo Tático Operacional (GTO), a quadrilha se utilizou de armamento pesado, carros potentes, e muito explosivos, supostamente dinamite. Ao explodir o cofre, o bando destruiu toda a estrutura física da agência que ficou sem condições de operar. Após a ação, o grupo fugiu sem deixar pistas.

REFORÇO
Segundo o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Mossoró (2º BPM), major Correia Lima, após tomar conhecimento da ação, um reforço policial foi enviado para o município, dando início ao trabalho de busca. A Polícia Militar também manteve contato com os comandos da PM de cidades vizinhas e pediu auxílio na captura dos assaltantes.
Uma equipe da Polícia Civil também foi até Baraúna para somar esforços e dar início ao trabalho de investigação. A perícia na agência foi conduzida pelo Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP), trabalho que teve início ainda na manhã de ontem. Segundo o perito Eduardo Alexandre, é provável que os bandidos tenham usado dinamite, mas até o início da tarde de ontem, 11, nenhum vestígio ainda havia sido encontrado entre os escombros da agência.
Devido à destruição da estrutura física da agência, o Itep solicitou a presença de um engenheiro do Corpo de Bombeiros de Mossoró para fazer uma avaliação no local para dizer se a perícia podia ser feita com segurança. "A minha dúvida é se existe risco de desabamento da estrutura física, por isso pedi uma avaliação do Corpo de Bombeiros", explicou Eduardo. De acordo com o engenheiro civil do Corpo de Bombeiros, Esdras Henrique, após uma avaliação dos pontos de risco na estrutura da agência pode ser observado que os pontos que se deslocaram ficaram estabilizados, não pondo em risco o trabalho da perícia.

TRABALHO CONJUNTO
Na manhã de ontem, cerca de 30 policiais militares de setores como Grupo Tático Operacional (GTO), Força Tática, Rádio Patrulha e Polícia Ambiental foram mobilizados para trabalhar em Baraúna. Além de agentes da Polícia Civil que contou com o trabalho do delegado geral da Polícia Civil, Cleiton Pinho, do delegado Márcio Lemos, comarca de Baraúna e do delegado Odilon Teodósio, da Polícia Civil de Natal.
As polícias Civil e Militar dos Estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco também foram acionadas. De acordo com o delegado Odilon Teodósio, a ação criminosa em Baraúna foi semelhante a outra ocorrida na cidade de Pentecoste-CE. A polícia suspeita que seja o mesmo grupo devido à semelhança de fatos. Em Pentecoste, o assalto a uma agência bancária aconteceu há dois meses.


Ação dos bandidos deixou toda população apavorada

"Foi uma madrugada de muito medo e desespero. Quando escutamos o primeiro estrondo corremos para o último quarto e deitamos no chão esperando tudo acabar". O relato é da estudante que pediu para ser identificada apenas por Jamile. Ela reside em uma rua ao lado da agência do BB e contou que chegou a ouvir parte do que os bandidos conversavam entre eles.
Segundo a mãe de Jamile, que terá a identidade preservada, desde que ouviu a primeira explosão não conseguiu mais dormir. "A gente ouvia quando os bandidos diziam: Rápido, temos pouco tempo, eles gritavam e chamavam muito palavrão, foi uma madrugada de muito medo", detalhou.
Devido a explosão, a estrutura física de algumas casas localizadas próximas à agência foi comprometida. "Teve uma casa aqui próximo que os vidros das janelas quebraram e o forro caiu. Aqui em casa o forro do banheiro rachou e a luz do quarto caiu. Nunca tinha visto isso aqui", acrescentou a mãe de Jamile.
Segundo o agricultor Mário Ferreira, 52 anos, que reside nas proximidades da Delegacia de Baraúna, cerca de seis homens se posicionaram em frente à unidade e efetuaram muitos tiros, as marcas da violência ficaram expostas na fachada. "Era muito tiro e eles gritavam muito dizendo para os policiais não saírem de dentro da delegacia, eu fiquei com muito medo", relatou.

MORTE
Apesar de não ter sido registrado nenhum ferido pela explosão ou vítimas de tiros durante a ação dos bandidos em Baraúna, um óbito ocorrido na Rua Manoel Vicente, 233, Centro, levantou a suspeita que tenha sido provocada pelo susto. A vítima foi a aposentada Ilda Pereira Barreto, 64 anos, que morava só e foi encontrada morta na manhã de ontem.
Segundo a filha da vítima, Francisca Erinete Barreto Nogueira, 34 anos, a mãe tinha problemas cardíacos e suspeita que devido ao susto com as explosões no banco pode ter passado mal e como estava só não teve como receber socorro. Erinete adiantou que tem conhecimento que outras pessoas na cidade também passaram mal devido ao medo.


Essa foi a oitava ação de bandidos na agência do BB

Entre tentativa, e assaltos concretizados, a agência do Banco do Brasil de Baraúna já computa oito investidas, porém a de ontem foi a única a promover um estrago total. Segundo o superintendente do Banco do Brasil no Rio Grande do Norte, Amauri Aguiar Vasconcelos, a agência ficou sem qualquer condição de operação. "A agência foi destruída, os bandidos fizeram um estrago muito grande", ressaltou.
Segundo Amauri, com a destruição do banco, os serviços passam a ser operados no Banco Postal, através dos Correios e nas agências de Mossoró. "Com certeza a recuperação de toda essa estrutura vai levar algum tempo, então os serviços serão remanejados para os Correios e para as agências de Mossoró", explicou.
Quanto ao levantamento da quantia em dinheiro levada pelos assaltantes, o superintendente do BB disse que uma equipe responsável pelo setor de numerário do Banco do Brasil chegaria ainda ontem a Baraúna para iniciar o levantamento. "Não temos como adiantar valores, o que sabemos é que todo o dinheiro do cofre principal da agência foi levado pelo bando", adiantou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário