PATROCINADORA DA MATRIZ DO CD DA BANDA

PATROCINADORA  DA MATRIZ DO CD DA  BANDA

sábado, 29 de setembro de 2012

A IGREJA QUE INSISTE EM "SUSSURRAR"

Um pequeno grupo de cristãos se reúne em uma casa tibetana. Eles chegam a casa, ocultados pela escuridão. As cortinas estão fechadas, é claro. Ninguém quer que os lamas – os líderes espirituais do Tibete – saibam que eles adoram a Cristo. Começam a entoar uma canção no idioma tibetano. Eles cantam suavemente, quase que de forma inaudível. ...” (destaque meu).


Ao ler no informativo do Ministério Portas Abertas, mês de setembro (2012), enviado aos parceiros ministeriais, o relato da situação crítica em que se encontra a igreja cristã na China, onde os irmãos tibetanos, por razão da dura perseguição, se reúnem escondidos nas casas ocultadas pela escuridão e a maneira deles prestarem culto a Cristo, me deixou emocionado. Esses aguerridos irmãos, para não serem descobertos pelas autoridades tibetanas, fecham as cortinas das casas e lá dentro da escuridão “sussurram os cânticos” docemente. Não é loucura deduzirmos que eles leem e estudam a palavra “sussurrando” também. O som de adoração quase inaudível. Suas vozes não podem ser ouvidas! Suas vozes não podem ser identificadas! Elas são sufocadas pelo medo de uma esperança em meio à escuridão. Reprimidas pelas incertezas vislumbradas de um futuro com suas cortinas fechadas. Seus corações anelam desesperadamente por um facho de luz que ilumine o caminho da verdadeira liberdade. Liberdade para louvar nas calçadas e esquinas! Liberdade para pregar àqueles que tanto eles amam! Liberdade de viver intensamente uma fé genuína! Liberdade de explodir em gritos pelas ruas e praças de toda a China a verdade oculta em suas almas – SÓ JESUS É DEUS! Mas enquanto isso eles apenas sussurram nas casas ocultadas pela escuridão as verdades divinas e o amor de, e por Jesus Cristo.


Esse contexto religioso, vivenciado pelos amados irmãos tibetanos, invade de súbito o meu coração igual a uma correnteza impetuosa provocando rachaduras e estragos nos alicerces da nossa “inabalável fé”. Eles sonham com a liberdade de proclamar o nome de Jesus pelos quatro cantos daquele país. Clamam a Deus para que suas vozes não sejam mais sufocadas e reprimidas pela insensatez das trevas alojadas nos corações daqueles que governam aquela nação. Diante de tudo isso, e de vivermos em uma conjuntura política-democrática e pela constitucionalidade de sermos um país laico a nossa razão deflagra inúmeras perguntas – Por que podemos gritar, mas nos silenciamos? Por que podemos ir às praças, mas nos escondemos nos templos? Por que podemos abrir portas para o evangelho, mas continuamos com as cortinas fechadas? Por que a luz da liberdade cristã é ofuscada pelas conveniências e interesses pessoais de nossas vidas? Por que somos tão acomodados no direito e privilégio de viver e pregar Jesus Cristo? Por quê? Por quê? ...


Amados (as) nos infligimos limites em tirar proveito da liberdade que ilumina a nação brasileira. Somos cristãos autorrestringidos no serviço do Grande Mestre e ainda  insistimos em nos chamar e nos configurar como - Igreja Livre. Diferente da igreja perseguida na China, em que os sussurros ecoam como brados no mundo inteiro, incomodando os tímpanos espirituais de uma denominada - igreja livre - que, diferentemente dos irmãos tibetanos, os seus gritos não ultrapassam as paredes dos suntuosos templos cristãos que estão sendo construídos e acabados pelo cimento e argamassa da vaidade humana. Há dois tipos de igreja sussurrando neste mundo – a Igreja Perseguida sussurrando porque vive sufocada pela insensatez e abuso de poder dos despóticos em muitas nações no mundo inteiro, privando-a da liberdade de adorar a Cristo, e a Igreja Livre que persiste em sussurrar pela indiferença e insensibilidade desprovida de coragem para sair do ostracismo espiritual, privando-a de crescer em Cristo. Lamentavelmente faço parte de uma geração livre que sussurra, silencia e emudece em um tempo de portas abertas para pregação do evangelho da salvação na Pessoa de Cristo. Mas minha alma neste momento quer clamar por liberdade. Minha voz é livre! Posso gritar sem cortinas, sem escuridão, sem perseguição e sem medo - SÓ JESUS É DEUS! Não quero fazer parte de uma igreja que “sussurra” quando está “gritando” nos seus iluminados e sofisticados templos desse país, mas quero fazer parte da igreja que “grita” quando está “sussurrando” na escuridão dos porões ocultos de muitas casas do mundo inteiro.
 
Pastor João Maria
IGREJA BATISTA EM ANGICOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário