PATROCINADORA DA MATRIZ DO CD DA BANDA

PATROCINADORA  DA MATRIZ DO CD DA  BANDA

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Manifestantes incendeiam ônibus e apedrejam bombeiros e jornalistas



O movimento #RevoltadoBusão promoveu mais um protesto violento na noite de ontem (17) pelas ruas de Natal. Desta vez, mais que pichar e depredar o patrimônio público privado, os manifestantes incendiaram ônibus e apedrejaram bombeiros e jornalistas, numa tentativa de pressionar os empresários a retornarem a ofertar o benefício do Passe Livre.

Uma manifestação que se dizia pacífica, agrediu jornalistas no exercício da profissão, por não concordarem com os registros do vandalismo promovido pelos integrantes do movimento. Alguns jovens chegaram a arremessaram coquetel molotov e pedras contra a equipe de uma TV local; com outra, picharam a lente da câmera.

Os manifestantes se concentraram próximo ao Shopping ia Direta e logo bloquearam a BR 101 nos dois sentidos. “Desta vez eles se dividiram em vários núcleos, protestando em vários pontos ao mesmo tempo”, contou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo.

Durante os protestos na BR 101, a Polícia Rodoviária Federal, elogiada pelos próprios manifestantes no primeiro protesto do movimento, teve uma das viaturas apedrejada e realizou a prisão de alguns jovens.

Mais radical que os outros três atos anteriores, os manifestantes saíram em passeata pelas ruas da cidade bloqueando os principais cruzamentos, depredando o patrimônio público privado, pichando carros e muros, chegando a incendiarem um ônibus na avenida Bernardo Vieira.

Incêndio que o Corpo de Bombeiro teve dificuldades de controlar por causa da hostilidade dos manifestantes. “Eles começaram a arremessar sacos de lixo nos bombeiros e na viatura então fomos acionados para garantir que o Corpo de Bombeiros fizesse o trabalho dele de conter as chamas”, disse o oficial de operações do Batalhão de Choque.

O Corpo de Bombeiros ainda registrou o incêndio de outro ônibus no bairro Nordeste, Zona Oeste de Natal, mas não confirmou se este também teve ligação direta com os protestos pelo Passe Livre.

Aos poucos o movimento foi sendo controlado e os manifestantes se dispersando, mas oito pessoas ainda chegaram a ser detidas por desacato e atos de vandalismo e levadas para serem autuadas na delegacia de plantão Zona Sul.

Hoje (18), segundo o coronel Araújo, os comandantes do sistema de segurança pública do Estado se reunirão para planejar ações mais enérgicas para conter esses vândalos na próxima manifestação, prevista para sexta-feira (21).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário