PATROCINADORA DA MATRIZ DO CD DA BANDA

PATROCINADORA  DA MATRIZ DO CD DA  BANDA

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Hospital fecha pronto-socorro


Além da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), a falta de médicos pediatras afeta o atendimento em outro hospital de referência da capital. Sem médicos para cobrir a escala de plantão, o Pronto Socorro Infantil (PSI) do Hospital Santa Catarina está com as portas fechadas desde ontem. Com a quantidade de pediatras disponíveis na unidade foi possível cobrir a escala apenas até o dia 16. O atendimento no PSI só será retomado dia 1º de agosto. Até lá, cerca de 30 mil atendimentos deixarão de ser feitos.
Meysa MedeirosPronto-socorro do Hospital Santa Catarina está sem atendimento por falta de pediatrasPronto-socorro do Hospital Santa Catarina está sem atendimento por falta de pediatras 

O ambulatório e os consultórios médicos do PSI estão vazios. São mais de 15 leitos que, na tarde de ontem, estavam desocupados. O local atende, por dia, aproximadamente 200 pacientes. Segundo funcionários do local, quem chega à unidade é orientado a procurar outros hospitais. “O pessoal está indo para o hospital Sandra Celeste ou outras unidades do município. Aqui, só ficam mesmo os casos muito graves que algum pediatra da maternidade vem atender”, disse uma enfermeira que preferiu não se identificar.

As dificuldades no hospital vão além da falta de pediatras. O Santa Catarina está, por exemplo, sem diretores em três níveis: geral, administrativo e médico. A diretora geral, Maria da Guia Araújo, está de férias e já comunicou ao titular da secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Luiz Roberto Fonseca, que não retorna ao cargo. As outras duas direções estão desocupadas. Responde pelo hospital o diretor administrativo, Antônio Alves.

De acordo com Alves, a Sesap está ciente do fechamento do PSI. “A escala é gerada pela secretária e eles sabem que estavam com déficit. Mesmo assim, oficializamos a questão ontem [terça-feira] para o Gabinete do secretário”, disse. Ainda de acordo com o diretor administrativo, o atendimento no PSI só será retomado no próximo mês. “A escala estava coberta até dia 16. Agora, não tem médico. Só teremos no dia primeiro de agosto”.

Os “buracos” nas escalas de médicos pediatras é um problema recorrente nas unidades de saúde pública em Natal. Em abril passado, no próprio Santa Catarina, a escala ficou descoberta no dia 20. Naquele mesmo mês, o problema atingiu o Hospital Walfredo Gurgel.

De acordo com informações repassadas pela direção do Hospital Santa Catarina, o quadro atual de pediatras da unidade é de 56 médico. Desses, somente 20 atuam no PSI e, desse total, só 11 estão em atividade. Sete deles estão se aposentando e estão em licença prêmio. Há ainda o problema das licenças médicas.  O número necessário de pediatras para o PSI é de 28 profissionais.

Novo diretor

Os problemas existentes num dos maiores hospitais da cidades, referência no atendimento de urgência e emergência na zona Norte de Natal, serão gerenciados, a partir de segunda-feira, por um novo titular. O atual diretor geral do Hospital Ruy Pereira, o médico Jaime César de Melo, vai assumir a direção geral do Hospital Santa Catarina. Ontem à tarde, ele esteve na unidade onde participou de uma reunião com o atual diretor administrativo.

Além da falta de pediatras para cobrir a escala completa, o hospital sofre, costumeiramente, com a lotação no setor de obstetrícia. “Com o fechamento da MJEC, aqui deve superlotar. Por enquanto, está tranquilo”, afirmou Antônio Alves.
 
Roberto Lucena - repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário