A origem do neopentecostalismo brasileiro e suas ramificações foi tema de um
artigo escrito pelo jornalista
Johnny Bernardo, que é pesquisador da religiosidade
brasileira.
Em seu artigo, Johnny relata a origem do movimento dos Estados Unidos:
“Quando falamos de neopentecostalismo, estamos nos referindo aos grupos cuja
origem remonta aos movimentos de confissão positiva dos EUA, através de líderes
como Essek William Kenyon e Kenneth Hagin”.
O movimento neopentecostal no Brasil, segundo Johnny Bernardo, surgiu
através do bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, e
que antes, havia sido adepto do catolicismo e espiritismo.
Johnny menciona a parceria entre Edir Macedo e R. R. Soares na fundação da
Igreja Universal e a primeira dissidência da denominação, já em 1980, quando
Soares resolveu abandonar a Universal, “descontente com a prepotência e o
espírito mercantilista de Edir Macedo”, para fundar a Igreja Internacional da
Graça de Deus.
O jornalista cita também a recente dissidência na Igreja Mundial do Poder de
Deus, que deu origem à Igreja Mundial Renovada, fundada pelo bispo Roberto
Damázio, que até 2010 era o terceiro na linha de comando da denominação do
apóstolo Valdemiro Santiago.
O movimento neopentecostal possui diversas ramificações, entre elas, a
Igreja Renascer em Cristo, a Sara Nossa Terra, Bola de Neve Church, entre
outras.
Confira abaixo a íntegra do artigo “As raízes do neopentecostalismo brasileiro”,
de Johnny Bernardo, para o site Genizah:
Em maio de 2010 surgia a mais nova denominação neopentecostal brasileira: a
Igreja Mundial Renovada. Também conhecida como Igreja Renovada da Fé em Jesus
Cristo, a IMR surgiu um mês após a saída do Bispo Roberto Damásio da Igreja
Mundial do Poder de Deus. Membro da cúpula da IMPD (à época, terceiro no poder
após o Bispo Josivaldo Batista), Roberto Damásio anunciou a sua saída no dia 20
de abril, sem revelar os reais motivos. No mês seguinte, a IMR estreia seu
primeiro programa na NGT. Passados quase dois anos (completará no próximo mês,
29), a Igreja Mundial Renovada já possui diversas filiais pelo Brasil e chegou
à África. Sua presença nos meios de comunicação continua ativa e em fase de
crescimento, com participação nas tardes e madrugadas da Rede TV, além de
diversos programas radiofônicos.
O rápido crescimento da IMR e de outras denominações neopentecostais se
explica em parte pela ofensiva de sua liderança e pelo espírito mercantilista
que caracteriza suas atividades. O poder da comunicação e a ênfase nas
campanhas de cura e libertação são características comuns do
Neopentecostalismo. Quando falamos de neopentecostalismo, estamos nos referindo
aos grupos cuja origem remonta aos movimentos de confissão positiva dos EUA,
através de líderes como Essek William Kenyon e Kenneth Hagin. No Brasil, apesar
de estabelecida a década de 70 como o período em que começa a se desenvolver o
que Paul Freston chama de “terceira onda pentecostal”, o neopentecostalismo
surge a partir de um conjunto de elementos característicos da “segunda onda
pentecostal”, como o uso da mídia audiovisual na difusão doutrinária, o
liberalismo, o combate às religiões de possessão e as campanhas de
prosperidade.
A Igreja do Evangelho Quadrangular e a Igreja Cristã de Nova Vida foram os
celeiros de onde o atual movimento neopentecostal surgiu e se estruturou.
Harold William e Raymond Boatrigtht, atores e missionários enviados ao Brasil
pela Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular, romperam com o
tradicionalismo pentecostal brasileiro ao introduzir no país o pentecostalismo
de costumes liberais. Começando por São João da Boa Vista (SP), em 1951, a IIEQ
alcançou a capital do Estado em 1954, daí se espalhando por todo o país. À IIEQ
se aliaram diversos lideres e membros das igrejas pentecostais e das igrejas
históricas, atraídos pela mensagem de cura divina, propagadas a partir de São
Paulo e tendo como ponto de apoio os programas radiofônicos.
Do Canadá, veio o Bispo Walter Robert MacAlister, que, a convite da IIEQ,
pregou no Rio de Janeiro e em outros estados do Brasil, atraindo um grande
número de seguidores. Depois de passar pelas Filipinas, Taiwan, Hong Kong e
Paris, MacAlister decidiu se estabelecer no Brasil, morando primeiro em São
Paulo e depois no Rio de Janeiro. Era o ano de 1959 quando MacAlister, sua
esposa e filhos decidem se mudar para o Brasil. Dos filhos do casal (eles
tiveram dois), Walter Robert MacAlister Jr. sucederia o pai na direção da
Igreja Cristã de Nova Vida, algumas décadas depois. Estabelecido no bairro do
Bonsucesso, em 1964, o primeiro templo da ICNV serviu de base para a
inauguração, em 1971, do templo sede em Botafogo. A existência da ICNV está
associada às campanhas de cura e libertação, promovidas pelo Bispo MacAlister,
primeiro na Rádio Copacabana, em 1960, e depois com o programa Coisas da Vida,
na extinta TV Tupi, a partir de 1978. No começo da década de 80, MacAlister
abdica da pregação televisiva ao afirmar que a “televisão cria monstros” –
talvez em referência ao Bispo Edir Macedo, que, à época, dava seus primeiros
passos na telinha, em um programa intitulado “O Despertar da Fé”, também
veiculado pela TV Tupi, canal 6.
O pai do neopentecostalismo brasileiro
Natural do Rio de Janeiro, Edir Macedo abandonou o curso universitário sem o
concluir. Dizia ser uma pessoa deprimida. Procurou alívio no Catolicismo, não
encontrando. Fez-se então adepto do espiritismo, sofrendo nova decepção. Depois
de algum tempo se converteu ao pentecostalismo, ingressando na Igreja Cristã de
Nova Vida. Da convivência com os irmãos, conhece seu futuro genro e parceiro de
ministério, Romildo Soares – mais tarde Missionário R.R. Soares. Era 1968.
Quatro anos depois deixam, juntamente com Roberto Augusto Alves e os irmãos
Samuel e Fidelis Coutinho, a ICNV, quando, no mesmo ano, fundam a Igreja
Cruzada do Caminho Eterno. Em 1977, após a saída dos irmãos Coutinho da ICCE,
Edir Macedo, Romildo Soares e Roberto Augusto mudam o nome da denominação para
Igreja Universal do Reino de Deus, começando na Abolição (zona norte do Rio de
Janeiro) – Roberto Alves, que sagrou Edir Macedo como Pastor e recebeu deste
também a unção, regressou à ICNV. Descontente com a prepotência e o espírito
mercantilista de Edir Macedo, Romildo Soares deixa também a IURD para fundar,
em 1980, a Igreja Internacional da Graça de Deus.
Único no poder, Edir Macedo coloca em prática parte de sua experiência e
aprendizagem na Igreja Cristã de Nova Vida e associa a está o liberalismo da
Quadrangular, criando em pouco tempo um império que, três anos depois, alcança
os EUA, ao fundar a primeira IURD em Monte Vermont, Nova York. Nove anos depois
chega a Portugal, e em 1996 funda a primeira IURD no Japão. Segundo Campos, o
sucesso da Igreja Universal pode ser medido ainda pelo número de templos
abertos até 1995: 2.014 no Brasil e 236 em 65 países, nos quais são atendidos
cerca de quatro milhões de pessoas, que participam dos “cultos”, “correntes de
fé” e “campanhas de fé”. (Lusotopie, 1999, p. 355)
Embora discordante de alguns pontos defendidos por MacAlister, Edir Macedo
se apropria de parte de sua mensagem, que envolvia cura divina e prosperidade
por meio da fé. Deu prosseguimento, também, ao trabalho nos meios de
comunicação, elegendo a televisão como seu cavalo de Tróia. Até então explorada
por pentecostais, como a Assembleia de Deus, e igrejas históricas, como a
Batista e a Presbiteriana, a televisão passa a ser palco, nos anos seguintes,
do trabalho de convencimento e propaganda da Igreja Universal e da Igreja
Internacional da Graça de Deus e, futuramente, da Igreja Mundial do Poder de
Deus. As pentecostais e históricas ocupariam uma pequena parcela de horários,
com exceção do programa “Vitória em Cristo”, antes sem denominação oficial, mas
a partir de 2010 ancorada na Assembleia de Deus Vitória em Cristo, sendo Silas
Malafaia o presidente.
Da IURD à Mundial Renovada
Da Igreja Universal do Reino de Deus surgiriam inúmeras outras igrejas
neopentecostais, com exceção da Renascer em Cristo (de origem pentecostal –
seus fundadores eram membros da Igreja Pentecostal da Bíblia, Jabaquara, SP),
da Igreja Evangélica Cristo Vive (fundada pelo ex-pastor da Igreja Cristã de
Nova Vida, o angolano Miguel Ângelo) e de grupos minoritários, como a Bola de
Neve (fundada pelo Apóstolo Rina, ex-pastor da Renascer em Cristo) e Sara Nossa
Terra (fundada pelos bispos Robson e Maria Rodovalho, de origem presbiteriana).
Da Igreja Universal surgiria, ainda no fim da década de 70, uma dissidência
organizada pelos irmãos Coutinho. As duas maiores dissidências da IURD,
entretanto, surgiriam nas décadas seguintes: a Igreja Internacional da Graça de
Deus (1980) e a Igreja Mundial do Poder de Deus, do Apóstolo Valdomiro Santiago
(1998). Da IIGD não se conhece nenhuma dissidência, mas da IMPD surgiriam,
entre 2010 e 2011, quatro igrejas: a Igreja Mundial Renovada (05/2010), Igreja
Missionária do Amor (08/2010), o Templo Mundial Resgate da Fé (09/2010) e a
Igreja Evangélica Celeiro de Deus (10/2011). Das igrejas dissidentes, três
foram fundadas por aliados de Valdomiro Santiago: Givanildo de Souza (segundo
na cúpula da IMPD e fundador da IMA), Roberto Damásio (terceiro na ordem e
fundador da IMR) e Sebastian de Almeida (homem de confiança da IMPD e fundador
do TMRF). Do quadro original de dirigentes e apresentados em matéria publicada
pela revista Época, apenas Francileia de Oliveira (esposa de Valdomiro
Santiago) e Ronaldo Didini (ex-homem de confiança de Edir Macedo, e consultor
de mídia da IMPD) permanecem ao lado do fundador. Para às igrejas dissidentes
também seguiriam, em grande número, outros bispos da IMPD. Outros líderes e
igrejas dissidentes surgirão nos próximos dias. Aguarde!
Fonte:
Gospel+