PATROCINADORA DA MATRIZ DO CD DA BANDA

PATROCINADORA  DA MATRIZ DO CD DA  BANDA

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Médium foi chamada para invocar espírito e afastar chuvas durante a JMJ; “Trabalho” não funcionou e vigília precisou ser transferida

O local escolhido para o encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi castigado pelas chuvas e a realização do evento no espaço foi suspenso. Agora, o papa Francisco encerrará sua visita ao Rio de Janeiro na praia de Copacabana, mesmo local onde discursou ontem, 25 de julho.
Médium foi chamada para invocar espírito e afastar chuvas durante a JMJ; “Trabalho” não funcionou e vigília precisou ser transferida

O Campus Fidei, área com o dobro do tamanho do Vaticano, localizada em Guaratiba, na zona oeste do Rio, se transformou num lamaçal devido às insistentes chuvas que caíram sobre a cidade. Antes da decisão pela troca do lugar, os organizadores teriam recorrido a uma médium espírita para suspender as chuvas.
Segundo informações do Jornal do Commercio, Adelaide Scritori foi convocada para invocar o espírito do Cacique Cobra Coral e tentar enviar uma massa de ar frio ao Rio de Janeiro, e assim, evitar a chuva.
A médium foi ao encontro do espírito na sexta-feira passada, 19 de julho, e pegou um voo em direção à Argentina para incorporar o espírito e afastar as chuvas. Entretanto, a medida preventiva dos organizadores da JMJ não surtiu efeitos.
Adelaide já havia sido convocada em 2007, quando o papa Bento XVI esteve na cidade de São Paulo, em eventos que atraíram milhares de católicos.
O colunista do Gospel+ e editor do site Holofote, Paulo Teixeira, comentou a informação veiculada pelo Jornal do Commercio, e ressaltou que, embora não seja “possível saber quem solicitou os trabalhos espirituais da Fundação Cacique Cobra Coral, por intermédio da médium Adelaide”, é importante que a questão seja vista com seriedade.
“Não é a primeira vez que autoridades do Rio de Janeiro e de outros estados demonstram certa proximidade ao ‘espírito’ do Cacique e, em busca de socorro esporádico, recorrem ao apoio dessa senhora que diz incorporá-lo. Segundo consta no site da Fundação, esta é orientada pelo Cacique Cobra Coral, entidade espiritual que teria sido de Galileu Galilei e Abraham Lincoln. O que as autoridades precisam esclarecer é se os serviços prestados por essa Fundação são gratuitos, ou se saem dinheiro dos cofres públicos para tal contratação. Está na hora do Ministério  Público entrar no caso”, observou.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Mendigo que fez sucesso cantando “Um Milagre em Jericó” conta testemunho

Antenor Genes Silva Fernandes era uma figura 
desconhecida, e através das redes sociais, tornou-se famoso nacionalmente por seu talento. Em janeiro deste ano, um vídeo em que ele cantava a música “Um Milagre em Jericó”, de Marcelo Nascimento, tornou-se viral, e sua história de vida chamou a atenção.Mendigo que fez sucesso cantando “Um Milagre em Jericó” conta testemunho e grava clipe; Assista
À época, Antenor Genes  era mendigo, usuário de drogas e havia entrado numa igreja evangélica para pedir ajuda. O pastor da igreja na cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais, ouviu o rapaz e decidiu gravar e publicar no Youtube. Atualmente, o vídeo tem mais de 1 milhão de acessos.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

A PISADA SANTA TEM MAIS UM NOVO APOIO




KARL ARTS
RUA JOSÉ RUFINO NO CENTRO DE ANGICOS VENHA CONHECER AS MAIS LINDAS PINTURAS EM TELA DA REGIÃO CENTRAL.

UM APOIO ESPECIAL DE BIANCA ARTISTA EM PINTURAS DE PANO DE PRATO E MUITO MAIS.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Pastor Silas Malafaia critica ativistas gays e seus recentes protestos na JMJ: “Intolerantes. Querem afrontar a todos”

Um beijaço realizado por ativistas gays na escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, Zona Sul do Rio de Janeiro, chocou fiéis católicos que estavam no local participando de um evento preparatório para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).http://noticias.gospelmais.com.br/files/2013/07/Beijaco.jpg
De acordo com informações veiculadas pelo jornal O Globo, o protesto foi organizado pelo estudante João Pedro Accioly, de 19 anos, líder de um grupo vinculado ao movimento hommossexual.
“É um protesto simbólico contra a criminalização das drogas, a proibição do aborto e a favor dos direitos LGBT. Enquanto os beijos forem considerados ofensas, protestos como esse serão necessários”, justificou-se o estudante.
O pastor Silas Malafaia comentou o episódio dizendo que o ativismo gay é formado por intolerantes sem respeito às crenças da maioria: “É bom que a sociedade brasileira veja quem são os verdadeiros intolerantes. Vão para a porta de uma igreja católica nus e seminus para afrontar as pessoas religiosas com seus atos obscenos. É uma vergonha! E a imprensa sectária e parcial não faz um comentário para desaprovar uma conduta ridícula como essa”.
Segundo Malafaia, o beijaço realizado na porta de um templo católico só serviu para que a verdadeira face dos manifestantes fosse mostrada.
“Há muito tempo que venho dizendo sobre a diferença entre ativistas gays e homossexuais. O segundo grupo quer viver apenas segundo a opção sexual que fizeram. O primeiro grupo quer ter privilégios e direitos acima de toda a coletividade social. Querem calar qualquer um que se opõe às suas práticas e objetivos, querem ter a liberdade para fazer o que bem entenderem, não respeitando os valores e princípios de ninguém. Eles clamam por direitos, mas o objetivo é cercear o direito dos outros e ter direitos para anarquizar, esculhambar, denegrir e enxovalhar quem quer que seja”, criticou o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo.
O pastor ainda frisou que a parcialidade da mídia tem escondido da população os abusos cometidos pelos ativistas gays: “Quem não respeita os valores dos outros, não tem autoridade para pedir que os outros respeitem seus valores! A imprensa tem escondido o que nós já sabemos: já foram presos homossexuais dentro de igrejas se beijando, numa verdadeira afronta aos princípios constitucionais”, pontuou.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Para vencer as ciladas do diabo, precisamos fugir dos desejos da nossa natureza carnal”, orienta pastor Silas Malafaia

As batalhas espirituais são questões muito abordadas na temática das mensagens pregadas por pastores pentecostais, e o crescimento pessoal de cada cristão em sua espiritualidade é apontada como a principal forma de capacitação contra o que popularmente é chamado de “ciladas do inimigo”.http://noticias.gospelmais.com.br/files/2012/10/Malafaia1.jpg
Num artigo sobre o tema, o pastor Silas Malafaia abordou os dois lados da questão, lembrando que satanás age baseado no mundo espiritual: “Apesar de ser sagaz e inteligente, o inimigo tem certo padrão de comportamento; é repetitivo em suas estratégias e ações; o que nos permite identificar sua atuação e tomar algumas precauções, como vigiar e orar a Deus, para que, revestidos do poder de Cristo e do discernimento e sabedoria do Espírito Santo, escapemos das astutas ciladas do diabo”, escreveu.
O pastor Malafaia observa que “satanás é um ser espiritual, que não tem necessidade de alimentar-se, dormir e descansar para repor suas energias; logo, não se cansa de trabalhar contra nós, pois odeia tudo quanto Deus criou”, mas pondera que a atuação dele não é descoordenada: “O diabo não ataca de qualquer jeito; ele costuma esperar a hora em que estamos mais debilitados espiritual, emocional e fisicamente para nos dar uma rasteira”.
Segundo Malafaia, o diabo “é estratégico e usa o que tem de mais eficaz para atacar o homem: tentar-nos com os desejos da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida (1 João 2.16)”, e as coisas vindas dele são ilusórias: “O diabo é um expert em mentir, iludir, enganar. É por meio da mentira que se estabelece, e sua finalidade é destruir e matar (João 10.10), deturpando a imagem de Deus no homem e levando este à morte eterna, ao juízo que está preparado para o inimigo de Deus e seus anjos rebeldes”.
As armas à disposição do cristão na batalha espiritual são, de acordo com o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), baseadas principalmente na confiança em Deus.
“Precisamos primeiro entregar a nossa vida a Cristo, recebendo-o como nosso Salvador e Senhor e tornando-nos templos do Espírito Santo. Não basta conhecermos o suficiente sobre espíritos malignos e como eles operam para termos vitória sobre eles. Se não formos obedientes ao Senhor, não conseguiremos vencer as investidas do inimigo, por menores que sejam. Também precisamos fugir dos desejos da nossa natureza carnal, resistindo à soberba da vida e à cobiça dos olhos, e encher-nos do Espírito Santo, pois é a presença deste em nosso coração que nos torna santos e gera em nós o Seu fruto (Gálatas 5.22)”, orientou Malafaia.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

quarta-feira, 24 de julho de 2013

É dever do Estado fazer concurso público”

Existe a possibilidade de greve na saúde?

Nós vamos fazer um apanhado dessas paralisações e só depois do dia 8 podemos desencadear um movimento de paralisação por tempo indeterminado. Por enquanto estamos em processo de organização, mas acreditamos na derrubada dos vetos e da derrubada da MP.

O senhor tem novidades a respeito da ação civil pública que o Conselho Federal de Medicina entrou contra a União na última sexta-feira?

Ainda não. Porém é certeza que a classe está unida, tanto que hoje à tarde Fenam entrará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Superior Tribunal Federal.  A ideia é pressionar o governo contra esses absurdos que consideramos como uma fraude jurídica.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade vai ser contra o que exatamente?

Contra o programa Mais Médicos. As prefeituras não podem aceitar esse tipo de serviço dando “bolsas” a médicos escravizando-os quando na verdade é dever do Estado promover concursos públicos sem vincular o trabalho a governo algum.

Que argumentos podem ser usados?
Vamos usar a mesma linha de raciocínio que o deputado Jair Bolsonaro (PP-SP) usou. Ele questiona a Medida Provisória que originou o programa Mais Médicos ao ser discutido apenas as atribuições dos médicos, sem ser inclusas na MP as funções das outras áreas da saúde que lhe competem, o que são aptos ou não.

Caminhão é atingido por trem

Mais um acidente envolvendo trem ocorreu em Natal. No início da tarde de hoje (23), um caminhão-baú de empresa de eletrodomésticos cruzava a linha férrea pela avenida Miguel Castro, no sentido Zona Oeste, quando foi atingido por um trem que seguia no sentido Ribeira. Ninguém ficou ferido.
Com a violência do impacto, o caminhão atingiu uma residência, causando estragos em parte do telhado e parede. Apesar da colisão, ninguém ficou ferido no acidente.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Morre turista atacada por tubarão em praia de Recife

A turista paulista Bruna da Silva Gobbi, de 18 anos, que foi atacada por um tubarão na praia de Boa Viagem, em Recife, e teve a perna amputada após o acidente, morreu por volta das 23h30 desta segunda-feira (22). 

O ataque aconteceu às 13h20 e após ser socorrida, a jovem teve a perna amputada na altura da coxa em cirurgia realizada às 15 horas, no Hospital da Restauração, na capital de Pernambuco.
Depois da cirurgia, Bruna foi levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e respirava com ajuda de aparelhos. O estado de saúde da jovem era considerado grave e ela acabou falecendo depois de uma parada cardiorespiratória. 

De acordo com testemunhas, a turista tomava banho com água na cintura, quando sofreu uma mordida profunda na coxa. Socorrida por uma viatura da Polícia Militar (PM) e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Bruna foi transferida para o Hospital da Restauração, diante da gravidade do quadro. 
libia florentino
Placas alertam para o risco na praia: banhista foi atacada por tubarão e ficou internada na UTIPlacas alertam para o risco na praia: banhista foi atacada por tubarão e ficou internada na UTI

Desde 1992, foram registrados 59 casos de ataque de tubarão no litoral da capital pernambucana e Grande Recife. Deste total, 23 banhistas morreram. Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), em junho, foi registrada uma morte em Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. O ataque anterior havia acontecido em setembro, em Boa Viagem. As espécies cabeça-chata e tubarão-tigre são as mais comuns na área

Em toda a extensão das Praias de Boa Viagem e Piedade - em Jaboatão dos Guararapes -, há placas alertando para o risco. Nesta área, aconteceram 70% dos ataques nos últimos 21 anos.

Papa agradece pelo Twitter recepção dos brasileiros



O papa Franscisco que chegou ao Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira (22), usou mais uma vez a rede social Twitter para enviar mensagem aos católicos. Dessa vez, a postagem foi em agradecimento as autoridades brasileiras e a população que recepcionou o Pontífice e o Vaticano no centro da cidade. "Obrigado! Obrigado! Obrigado a vocês todos e a todas as autoridade pela magnífica acolhida em terra carioca! #Rio2013 #JMJ" , escreveu o Pontífice na manhã de hoje.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

CRIANÇA ACORDA NO PRÓPRIO VELÓRIO E DIZ; PAI QUERO ÁGUA; VEJA FOTOS.

 

Uma criança de dois anos de idade acordou, sentou no caixão e bebeu um copo de água durante seu próprio velório no sábado, em Belém, segundo parentes e pessoas presentes no local. Depois disso, o menino Kelvys Simão dos Santos foi levado para o hospital, mas infelizmente chegou morto.
A Polícia Civil do Pará investiga se houve erro médico na declaração da “primeira morte”, mas, na ilha de Cotijuba, em que o fato ocorreu, há quem diga que foi um milagre ou algo sobrenatural. Havia cerca de 50 pessoas no velório. Kelvys foi internado em um hospital estadual com febre e falta de ar na sexta-feira. À noite, o hospital constatou a morte da criança. A declaração de óbito aponta como causa da morte insuficiência respiratória, broncopneumonia e desidratação. As cavidades de seu corpo foram tamponadas e Kelvys foi colocado em um “lençol de cadáver”, que é uma espécie de saco plástico, para depois ser levado à funerária. Segundo o hospital, ele passou cerca de três horas sem poder respirar. A família, porém, diz que retirou os algodões de suas narinas e boca e abriu o saco plástico. 
Durante o velório, segundo a pastora Maria Raimunda Batista, ele “estava se mexendo o tempo todo”. O pai do menino, o agricultor Antônio dos Santos, diz que por volta das 14h as pessoas presentes começaram a fazer massagem cardíaca no menino, até que ele cuspiu restos de algodão que haviam sido colocados em sua boca. Logo depois, diz, o menino sentou no caixão e disse “Pai, água”.“O povo entrou em pânico, a avó dele desmaiou. O pai e a mãe dele ficaram muito felizes”, disse a pastora. O menino foi levado ao hospital imediatamente, segundo o pai, mas já chegou morto.

focoelho..

Joelma, Marco Feliciano e Silas Malafaia estão entre os “10 inimigos públicos dos gays” no Brasil, diz revista; Confira lista

Anualmente, uma publicação voltada para o público homossexual divulga uma lista com dez nomes de pessoas consideradas “inimigos públicos” do movimento gay no Brasil.
A lista de 2013 é formada em sua maioria, por cristãos, sendo que a maioria destes é conhecida por sua atuação junto ao público evangélico.

 Joelma, Marco Feliciano e Silas Malafaia estão entre os “10 inimigos públicos dos gays” no Brasil, diz revista; Confira lista
A presidente Dilma Rousseff, consta da lista e ao que parece, desagrada a ambos os setores sociais. Se por um lado, os políticos evangélicos se queixam de seu governo estimular e patrocinar a militância homossexual, pelo lado dos ativistas gays, a mandatária é vista como inimiga por não autorizar o “kit gay” nas escolas.
Dentre as lideranças evangélicas presentes na lista publicada pela revista Lado A, estão os pastores Silas Malafaia e Marco Feliciano (PSC-SP); a cantora Joelma Mendes (vocalista da banda Calypso); o deputado federal João Campos (PSDB-GO) e a psicóloga Marisa Lobo (autor e apoiadora do projeto apelidado como “cura gay”, respectivamente); entre outros.
Confira a lista:
Marisa Lobo Franco Ferreira Alves, psicóloga
Para a revista, o motivo de Marisa Lobo integrar a lista é sua defesa pública da “reversão da homossexualidade”. A publicação diz que a psicóloga “afirmou que não considera a homossexualidade normal”.
Pastor Marco Feliciano (PSC – SP)
A publicação diz que o deputado é “dono de sua própria rede de igrejas” e “conhecido por suas declarações racistas e homofóbicas”. Feliciano já esteve em listas anteriores da revista, e afirma que o pastor “galgou a presidência da Comissão de direitos humanos na Câmara para pregar sua fé e defender projetos como o da ‘cura gay’ e a derrubada da decisão do Conselho Nacional de Justiça que permitiu o casamento gay em todo o país”. Segundo a Lado A, Marco Feliciano seria o autor de um projeto para a criação do “Dia do Orgulho Hétero”.
Pastor Silas Malafaia
A referência ao líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) é feita inicialmente pelo seu patrimônio, e a justificativa por classificá-lo como um dos inimigos dos ativistas gays no Brasil se estende às suas declarações: “Um dos pastores evangélicos mais ricos do país, Silas Malafaia adora usar o tema da homossexualidade para se projetar. Fã do termo ‘ditadura gay’, psicólogo por formação, é a favor do projeto de cura gay. Aliás, ele mesmo defende que a homossexualidade é um comportamento que pode ser modificado”.
Deputado João Campos (PSDB – GO)
O autor do PDC 234/2011 foi lembrado justamente pelo mais polêmico de seus projetos: “Este tucano é autor do Decreto Legislativo PDC 234/11, que visa suspender artigos de resolução (Resolução 1/99) do Conselho Federal de Psicologia que proíbem psicólogos de propor tratamento da homossexualidade, o chamado ‘cura gay’”.
Senador Magno Malta (PR- ES)
Tido como “velho conhecido” da lista, o senador capixaba é apontado como alguém que é inimigo do movimento homossexual pois “se manifesta contra o casamento gay e prometeu mover ação de inconstitucionalidade contra o STF e o CNJ por causa do casamento gay”.
Deputado Jair Bolsonaro (PP – RJ)
O polêmico deputado carioca é classificado como o “autor de termos como ‘Ditadura Gay’ e ‘Cartilha gay’” e suas frases foram o principal mote de sua indicação, segundo a revista: “Ele quem começou toda esta onda de usar a mídia com declarações homofóbicas para se auto promover. Apesar de discreto nos últimos tempos, ele e seus filhos, um é vereador e outro deputado no Rio, não perdem uma chance de fazer chacota com homossexuais e a posar de macho alpha”, diz o texto.
Joelma Mendes, da Banda Calypso
A cantora, declaradamente evangélica, foi incluída por suas declarações contrárias ao casamento gay: “Disse que conhece pessoas que deixaram de ser homossexuais mas que a recuperação era como a de drogados, e que a Bíblia diz que não é correto ser gay”.
Deputado Anthony Garotinho (PR-RJ)
A atuação do ex-governador na questão do chamado “kit gay” foi alvo da ira dos ativistas gays: “Chegou a chantagear o governo federal para a retirada do Kit Escola Sem Homofobia, causando uma crise no governo. O kit foi retirado e até hoje as escolas não possuem um programa de combate a discriminação e ao bullying. O deputado vota contra todo projeto de lei a favor da comunidade gay e articula com a bancada evangélica as ações, mas não coloca mais a cara à frente na maioria das vezes, já que tem ambições políticas grandes”.
Emerson Eduardo Rodrigues Setim
Blogueiro condenado por crimes de ódio e preconceito, Emerson foi indicado por serem autores de um blog que, segundo a revista, “defendia a pedofilia, estupro de lésbicas, e outros pensamentos racistas e homofóbicos”.
Presidente Dilma Rousseff (PT)
A lista de queixas dos ativistas gays com a presidente é extensa: “Não dirigiu palavra aos homossexuais desde que assumiu seu mandato e parece ignorar o cotidiano de homossexuais no país [...] Ao vetar o projeto Escola sem Homofobia, em 2011, a presidenta deixou claro que seu governo não faria propaganda de opção sexual que fosse. Dilma também não se manifestou com as decisões favoráveis aos gays da Justiça Brasileira, ou contra políticos homofóbicos”.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Ativistas gays organizam “Beijaço LGBT” em protesto contra o papa Francisco durante abertura da Jornada Mundial da Juventude

Um grupo de ativistas gays prepara um protesto de recepção ao papa Francisco no próximo dia 22 de julho, no Rio de Janeiro. Chamado de “Beijaço LGBT”, a ação dos ativistas acontecerá durante as primeiras palavras de saudação do pontífice aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

 Ativistas gays organizam “Beijaço LGBT” em protesto contra o papa Francisco durante abertura da Jornada Mundial da Juventude
Os organizadores do “beijaço” dizem que o protesto é motivado por um suposto crescimento da homofobia e fundamentalismo religioso no país: “O protesto foi pensado a partir do ano passado, quando o antigo papa Bento XVI fez o discurso de final de ano e disse que a família homoafetiva é uma ameaça ao mundo, que somos o mal do mundo”, diz um dos ativistas.
De acordo com o portal Uol, o grupo prefere não se identificar por medo de represálias. “A própria reação dos religiosos na página do evento [no Facebook] demonstra como o imaginário e o conservadorismo católico e cristão se traduzem em atitudes e discursos violentos e intolerantes contra as sexualidades não-normativas”, afirma outra participante do grupo.
“Desde o início, o Beijaço foi pensado para a semana da JMJ [...] Em termos estratégicos é imprescindível demarcarmos a legitimidade das nossas sexualidades nesse momento”, defende a ativista, que espera a presença de aproximadamente 1.500 pessoas no “Beijaço LGBT”.
Os ativistas se encontrarão no Largo do Machado, Zona Sul do Rio, às 14h00, e depois, caminharão em direção ao Palácio da Guanabara, sede do governo fluminense. Embora o protesto seja na recepção ao papa e contra o líder da Igreja Católica, o grupo diz que não quer nenhuma audiência com Francisco.
“Não há nenhum interesse de reunião com o Papa, não temos o que reivindicar à Igreja. Não queremos e não precisamos que nenhuma religião legitime nossas sexualidades, queremos apenas que elas sejam respeitadas [...] O beijo – expressão de amor ou prazer – será a nossa forma de protestar dessa vez. Chega desse falacioso discurso moral e do atropelo de nossos direitos fundamentais! Vocês vão ter que nos engolir! Toda forma de amor vale a pena!”, esbraveja uma das organizadoras.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Polícia Civil mantém estado de greve até 1º de agosto

Os agentes e escrivães da Policia Civil do Rio Grande do Norte vão permanecer em estado de greve até o dia 1º de agosto, quando o Sindicato que representa a categoria e o comando de greve vão conhecer a proposta do governo relacionada à campanha de reajuste salarial, convocação de concursados e melhoras das condições de trabalho da Polícia Civil.
Emanuel AmaralAssembleia foi realizada por servidores da Polícia Civil, além da participação de delegados da ativa e aposentadosAssembleia foi realizada por servidores da Polícia Civil, além da participação de delegados da ativa e aposentados

Na assembléia realizada na sede do Sinpol, ontem de manhã, assinaram o ponto de presença 188 agentes e policiais civis, os quais acataram a proposta da agente Edilza Faustino sobre a permanência do estado de greve e com decretação da paralisação por tempo indeterminado, a partir do dia 5 de agosto, caso o  governo não responda às reivindicações, através de  reunião prevista com o secretário estadual da Administração e Recursos Humanos, Antonio Alber da Nóbrega.

“O estado de greve evita que se o governo não receber a categoria, o sindicato tenha de aguardar 72 horas para informar sobre o indicativo de greve”, disse Edilza Fernandes. A paralisação da prestação dos serviços e da atividade policial, ontem, foi um alerta para o governo estadual, sendo que os policiais e ainda os delegados de Polícia Civil, que também pararam, voltam hoje ao trabalho nas delegacias distritais e em outras unidades da Polícia.

Após a deliberação, os policiais civis saíram em carreata da avenida Rio Branco, onde fica a sede do Sinpol, até a Delegacia Geral da Polícia Civil, na Cidade da Esperança, onde se integraram a uma manifestação dos delegados da Polícia Civil por conta da decisão do Governo de transferir as instalações do Arquivo Público do Estado para as dependências da Delegacia de Capturas e Polinter na avenida Interventor Mário Câmara. Embora o secretário adjunto da Secretaria de Estado e da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Silva Júnior, tenha afirmado que as atividades realizadas no local continuarão, não sendo necessário um deslocamento. “A Degepol vai continuar onde está.  O arquivo público será construído em uma área anexa”, disse. O secretário porém não soube precisar data para o início da construção desse anexo.
Emanuel AmaralDelegacia da Cidade da Esperança esteve fechada, como as demais, devido à paralisaçãoDelegacia da Cidade da Esperança esteve fechada, como as demais, devido à paralisação
A presidente da Adepol, Ana Cláudia Saraiva Gomes, disse que a instituição “vai usar de todos os meios legais” para tentar reverter o decreto que nº 23.576, datado de 11 de julho de 2013, que determinou a afetação do terreno na avenida Interventor Mário Câmara, nº 2550, bairro Cidade da Esperança.

A Associação dos Delegados da Policia Civil (Adepol) organizou o protesto, ainda, contra o contingenciamento de recursos orçamentários da Polícia, que caiu de R$ 8,7 milhões para cerca de R$ 1 milhão por determinação da governadora Rosalba Ciarlini.

Delegados aposentados também participaram do ato público no pátio externo da Degepol, como Maurílio Pinto de Medeiros, Iolando Farias, Antonio Sales e Margareth Gondim.  A Adepol denuncia que dos R$ 8,7 milhões previstos no orçamento deste ano para a compra de equipamentos e reformas na estrutura física, R$ 2,192 milhões foram contingenciados, enquanto R$ 4 milhões foram cortados do orçamento.

Além disso, o Sinpol cobra a convocação do pessoal aprovado em concurso público há quase três anos, pois de um quando existente de 5.150 cargos, somente 1.472 estão preenchidos. “O déficit de pessoal é de 70%”, diz Djair Oliveira.

Justiça determina penhora de aluguel pago ao Itorn

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte determinou a penhora de 38% do valor pago mensalmente pelo Governo do Estado ao Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Rio Grande do Norte (Itorn) a título de alugueis pelo prédio onde funciona o Hospital Ruy Pereira. Desse percentual, 30% será destinado a pagar o crédito cobrado pela Fazenda Nacional. Os outros 8% serão destinados ao pagamento dos tributos vincendos.

A decisão, proferida em audiência, foi do Juiz Federal Marco Bruno Miranda, titular da 6ª Vara Federal. Ele observou que como o Estado do Rio Grande do Norte não fez proposta concreta para compra do imóvel, a alternativa mais razoável para arrecadação dos créditos devidos pela empresa à Fazenda Nacional foi o bloqueio dos 30% mensais do valor pago pelo aluguel. “Não existindo proposta concreta do Estado do Rio Grande do Norte para compra do imóvel, a alternativa mais razoável, numa ponderação dos interesses envolvidos, em particular da garantia do direito à saúde, atribuída pela Constituição Federal aos três entes federados, é o acatamento da proposta do ITORN para determinar a penhora sobre o percentual de 30%”, destacou.


Ao negar o pedido da Fazenda Nacional para o imóvel ir a leilão, o Juiz Federal analisou: “sem desmerecer o crédito cobrado pela Fazenda Nacional, seria uma irresponsabilidade levar o bem a leilão, no atual contexto calamitoso da saúde pública no Rio Grande do Norte”. Se o prédio fosse a leilão, havia o risco de o comprador modificar a destinação do bem, onde hoje funciona um hospital público vinculado ao SUS.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Estado desiste de nova convocação de professores

O Governo do Estado desistiu de chamar os 600 professores que estavam previstos para o mês de julho. Foram convocados 600 professores e especialistas do último concurso no dia 3 de maio, época em que foi confirmada a chamada de outros 600 no prazo de 60 dias. Contudo, segundo a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, os outros 600 só serão chamados “se for estritamente necessário”.
Alex RégisSecretária Betânia Ramalho afirma que não haverá nova convocação como havia sido anunciadoSecretária Betânia Ramalho afirma que não haverá nova convocação como havia sido anunciado
 
Em coletiva à imprensa no dia 19 de abril, o Governo do Estado já havia informado que 1.200 profissionais seria convocados em duas etapas com objetivo de dar um melhor ordenamento ao processo. O impacto financeiro seria de aproximadamente R$ 3 milhões por mês.

Segundo o Governo do Estado, o déficit imediato da época era de cerca de 500 professores, mas a previsão já era de aumento desse número em abril, devido à possibilidade de aposentadorias. Agora, mesmo com o encerramento da chamada feita em maio, em que mais de 500 professores e especialistas foram nomeados, a previsão de chamada desses 600 novos profissionais foi alterada.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), o motivo da mudança de planos está relacionada a um diagnóstico que só foi possível neste mês de julho, com o término da implantação do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc) no interior. Na época do anúncio, a previsão era de que seriam necessários outros 600.

Segundo a SEEC, a partir do funcionamento do SIGEduc no interior foi possível verificar a existência de professores com carga horária suficiente para assumir escolas.

“Vamos chamar alguns de imediato, mas outros serão convocados à medida que surgirem novas aposentadorias. Faremos essas chamadas racionalmente, afinal não podemos desperdiçar recursos públicos”, diz Betânia Ramalho.

Por outro lado, a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Rio Grande do Norte (Sinte-RN), Fátima Cardoso, afirma que faltam professores em escolas do interior do estado. “A convocação de mais 600 nem seria suficiente”, avalia.

Ela cita como exemplos as escolas estaduais José Correia, Manoel Montenegro e Juscelino Kubitschek, em Assú, e ainda a Tristão de Barros, em São Rafael, e Alcides Vanderlei, em Caraúbas.

Reordenamento

De acordo com Betânia Ramalho, o diagnóstico que justificou a desistência da convocação foi obtido durante o reordenamento da carga horária dos professores, que está sendo executado pela SEEC em atendimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o terço da hora atividade.

Após a definição do STF a respeito da Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº 4.167, 10 horas da jornada de trabalho do professor devem ser destinadas ao planejamento e as outras 20 devem ser dedicadas às atividades em sala de aula.

Mas a expectativa de que todos os professores estejam adequados à jornada de trabalho já sofreu alteração. A conclusão desse trabalho era prevista para o final de julho, mas a secretária de Educação já admite a possibilidade de que o processo se estenda até setembro.

“Estamos reordenando todos os professores que estão com carga horária além de 20 horas. Tem muitos professores que estão abaixo de 20 horas e outros que estão acima. Isso não foi feito antes porque não tínhamos dados consistentes”, explicou Betânia Ramalho.

Vinícius Menna - Repórter