PATROCINADORA DA MATRIZ DO CD DA BANDA

PATROCINADORA  DA MATRIZ DO CD DA  BANDA

terça-feira, 17 de julho de 2012

Arca de Noé" em Londres

Em 1992, uma grande tempestade causou muitos danos à região costeira ao norte de Amsterdã, na Holanda. Ondas gigantescas varreram os Países Baixos – assim chamados por estarem abaixo do nível do mar. Em meio ao assustador fenômeno, o holandês Johan Huibers, dono de uma empresa de construções, teve uma ideia que se tornou fixa: reconstruiria a Arca de Noé.
O fato é ainda mais interessante pelo fato de a tal tempestade ter acontecido somente num impactante sonho que Johan teve. Resolveu encarar a empreitada de construir a gigantesca embarcação – ainda que a esposa tenha ficado contra.
O planejamento começou em 1992 mesmo. Johan pesquisou arduamente a Bíblia, vários livros sobre a arca, trabalhos acadêmicos e muito material audiovisual, como documentários, além de algo essencial: começou a juntar dinheiro. A construção começou em 2005. As primeiras toras de pinho sueco, madeira que mais se assemelhava à usada na arca original, chegaram pelo porto de Schagen, e ali mesmo, região de imensos estaleiros, o barco começou a tomar forma.
A réplica era grande, mas modesta perto das medidas originais. Tinha “apenas” 9 metros de largura, 13 de altura e 70 de comprimento. Após 1 ano, voluntários e até o filho de Johan se juntaram à obra aos sábados. A “Arca de Huibers”, como ficou conhecida, abriu suas portas ao público em abril de 2007. A diferença da réplica holandesa para outras presentes mundo afora é que ela flutuava mesmo, construída sobre uma enorme base, como uma balsa, puxada por rebocadores. Em 3 anos e meio, a arca esteve em 21 lugares dos Países Baixos e recebeu mais de 600 mil visitantes a bordo.
Mas a pretensão de Huibers não era a de resgatar animais e pessoas por causa de outro dilúvio, já que Deus prometeu a Noé que isso não ocorreria (Gênesis 8:21-22). Transformou-se numa espécie de parque temático flutuante. Mas também não era esse o objetivo do construtor, e sim “mostrar às pessoas que existe um Deus que nos ama e tem um plano para nossas vidas”, disse ele, conforme registrado no site do projeto.
Após aquele período inicial de viagens, Johan transferiu sua arca para uma organização que continuou o trabalho. Todavia, aquele ato estava bem longe de significar desistência ou cansaço.
Tamanho real
A equipe que construiu a “mini-arca”, sem precisar mais se ocupar com sua manutenção, podia se entregar totalmente a outro projeto: construir uma nova Arca de Noé, mas com as medidas originais da Bíblia. Afinal, essa era a pretensão original de Huibers, que optou pela menor por razões financeiras e operacionais.
Contando com a experiência do trabalho anterior, deu início ao novo projeto. Novamente começou as pesquisas e os trabalhos práticos começaram em 2009. A intenção era recriar a Arca de Noé com o máximo de fidelidade possível. No início de 2012, a embarcação abria suas portas para visitação, mesmo ainda faltando alguns detalhes.
A equipe pôs 1,6 mil animais artificiais por todo o navio, seguindo as instruções bíblicas e toda a documentação reunida por Johan. Com aproximadamente 30 metros de largura, 23 de altura e 135 de comprimento (cerca da metade do que tinha o monumental transatlântico Titanic, naufragado há 100 anos), o colossal barco também é flutuante, como a réplica anterior. A Arca de Huibers ficou pronta em julho deste ano, em Dordrecht, Holanda.
E seu próximo destino já foi programado: Londres.
Jogos Olímpicos
Johan Huibers pretende navegar pelo Tâmisa, o grande rio que corta a capital inglesa (foto abaixo), durante os Jogos Olímpicos de 2012, de 27 de julho a 12 de agosto, e permanecer durante os Jogos Paraolímpicos de Verão, entre 29 de agosto e 9 de setembro. A autorização já foi pedida à prefeitura londrina. De lá, outros países europeus podem ser as paradas seguintes.
Em entrevista ao “The New York Times”, Huibers revelou a intenção de pôr animais de verdade a bordo e abrir a arca ao público. O barco tem dois auditórios que podem receber cerca de 1,5 mil pessoas, e recebeu três camadas de verniz especial antichama. Segundo seu construtor, seguiu normas de segurança modernas.
Os visitantes podem ver uma réplica dos aposentos de Noé, além de outras reconstituições.
Outra das intenções do holandês, hoje com 60 anos, é que sua Arca de Noé renove o interesse pelo cristianismo em seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário