PATROCINADORA DA MATRIZ DO CD DA BANDA

PATROCINADORA  DA MATRIZ DO CD DA  BANDA

sexta-feira, 19 de julho de 2013

CRIANÇA ACORDA NO PRÓPRIO VELÓRIO E DIZ; PAI QUERO ÁGUA; VEJA FOTOS.

 

Uma criança de dois anos de idade acordou, sentou no caixão e bebeu um copo de água durante seu próprio velório no sábado, em Belém, segundo parentes e pessoas presentes no local. Depois disso, o menino Kelvys Simão dos Santos foi levado para o hospital, mas infelizmente chegou morto.
A Polícia Civil do Pará investiga se houve erro médico na declaração da “primeira morte”, mas, na ilha de Cotijuba, em que o fato ocorreu, há quem diga que foi um milagre ou algo sobrenatural. Havia cerca de 50 pessoas no velório. Kelvys foi internado em um hospital estadual com febre e falta de ar na sexta-feira. À noite, o hospital constatou a morte da criança. A declaração de óbito aponta como causa da morte insuficiência respiratória, broncopneumonia e desidratação. As cavidades de seu corpo foram tamponadas e Kelvys foi colocado em um “lençol de cadáver”, que é uma espécie de saco plástico, para depois ser levado à funerária. Segundo o hospital, ele passou cerca de três horas sem poder respirar. A família, porém, diz que retirou os algodões de suas narinas e boca e abriu o saco plástico. 
Durante o velório, segundo a pastora Maria Raimunda Batista, ele “estava se mexendo o tempo todo”. O pai do menino, o agricultor Antônio dos Santos, diz que por volta das 14h as pessoas presentes começaram a fazer massagem cardíaca no menino, até que ele cuspiu restos de algodão que haviam sido colocados em sua boca. Logo depois, diz, o menino sentou no caixão e disse “Pai, água”.“O povo entrou em pânico, a avó dele desmaiou. O pai e a mãe dele ficaram muito felizes”, disse a pastora. O menino foi levado ao hospital imediatamente, segundo o pai, mas já chegou morto.

focoelho..

Joelma, Marco Feliciano e Silas Malafaia estão entre os “10 inimigos públicos dos gays” no Brasil, diz revista; Confira lista

Anualmente, uma publicação voltada para o público homossexual divulga uma lista com dez nomes de pessoas consideradas “inimigos públicos” do movimento gay no Brasil.
A lista de 2013 é formada em sua maioria, por cristãos, sendo que a maioria destes é conhecida por sua atuação junto ao público evangélico.

 Joelma, Marco Feliciano e Silas Malafaia estão entre os “10 inimigos públicos dos gays” no Brasil, diz revista; Confira lista
A presidente Dilma Rousseff, consta da lista e ao que parece, desagrada a ambos os setores sociais. Se por um lado, os políticos evangélicos se queixam de seu governo estimular e patrocinar a militância homossexual, pelo lado dos ativistas gays, a mandatária é vista como inimiga por não autorizar o “kit gay” nas escolas.
Dentre as lideranças evangélicas presentes na lista publicada pela revista Lado A, estão os pastores Silas Malafaia e Marco Feliciano (PSC-SP); a cantora Joelma Mendes (vocalista da banda Calypso); o deputado federal João Campos (PSDB-GO) e a psicóloga Marisa Lobo (autor e apoiadora do projeto apelidado como “cura gay”, respectivamente); entre outros.
Confira a lista:
Marisa Lobo Franco Ferreira Alves, psicóloga
Para a revista, o motivo de Marisa Lobo integrar a lista é sua defesa pública da “reversão da homossexualidade”. A publicação diz que a psicóloga “afirmou que não considera a homossexualidade normal”.
Pastor Marco Feliciano (PSC – SP)
A publicação diz que o deputado é “dono de sua própria rede de igrejas” e “conhecido por suas declarações racistas e homofóbicas”. Feliciano já esteve em listas anteriores da revista, e afirma que o pastor “galgou a presidência da Comissão de direitos humanos na Câmara para pregar sua fé e defender projetos como o da ‘cura gay’ e a derrubada da decisão do Conselho Nacional de Justiça que permitiu o casamento gay em todo o país”. Segundo a Lado A, Marco Feliciano seria o autor de um projeto para a criação do “Dia do Orgulho Hétero”.
Pastor Silas Malafaia
A referência ao líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) é feita inicialmente pelo seu patrimônio, e a justificativa por classificá-lo como um dos inimigos dos ativistas gays no Brasil se estende às suas declarações: “Um dos pastores evangélicos mais ricos do país, Silas Malafaia adora usar o tema da homossexualidade para se projetar. Fã do termo ‘ditadura gay’, psicólogo por formação, é a favor do projeto de cura gay. Aliás, ele mesmo defende que a homossexualidade é um comportamento que pode ser modificado”.
Deputado João Campos (PSDB – GO)
O autor do PDC 234/2011 foi lembrado justamente pelo mais polêmico de seus projetos: “Este tucano é autor do Decreto Legislativo PDC 234/11, que visa suspender artigos de resolução (Resolução 1/99) do Conselho Federal de Psicologia que proíbem psicólogos de propor tratamento da homossexualidade, o chamado ‘cura gay’”.
Senador Magno Malta (PR- ES)
Tido como “velho conhecido” da lista, o senador capixaba é apontado como alguém que é inimigo do movimento homossexual pois “se manifesta contra o casamento gay e prometeu mover ação de inconstitucionalidade contra o STF e o CNJ por causa do casamento gay”.
Deputado Jair Bolsonaro (PP – RJ)
O polêmico deputado carioca é classificado como o “autor de termos como ‘Ditadura Gay’ e ‘Cartilha gay’” e suas frases foram o principal mote de sua indicação, segundo a revista: “Ele quem começou toda esta onda de usar a mídia com declarações homofóbicas para se auto promover. Apesar de discreto nos últimos tempos, ele e seus filhos, um é vereador e outro deputado no Rio, não perdem uma chance de fazer chacota com homossexuais e a posar de macho alpha”, diz o texto.
Joelma Mendes, da Banda Calypso
A cantora, declaradamente evangélica, foi incluída por suas declarações contrárias ao casamento gay: “Disse que conhece pessoas que deixaram de ser homossexuais mas que a recuperação era como a de drogados, e que a Bíblia diz que não é correto ser gay”.
Deputado Anthony Garotinho (PR-RJ)
A atuação do ex-governador na questão do chamado “kit gay” foi alvo da ira dos ativistas gays: “Chegou a chantagear o governo federal para a retirada do Kit Escola Sem Homofobia, causando uma crise no governo. O kit foi retirado e até hoje as escolas não possuem um programa de combate a discriminação e ao bullying. O deputado vota contra todo projeto de lei a favor da comunidade gay e articula com a bancada evangélica as ações, mas não coloca mais a cara à frente na maioria das vezes, já que tem ambições políticas grandes”.
Emerson Eduardo Rodrigues Setim
Blogueiro condenado por crimes de ódio e preconceito, Emerson foi indicado por serem autores de um blog que, segundo a revista, “defendia a pedofilia, estupro de lésbicas, e outros pensamentos racistas e homofóbicos”.
Presidente Dilma Rousseff (PT)
A lista de queixas dos ativistas gays com a presidente é extensa: “Não dirigiu palavra aos homossexuais desde que assumiu seu mandato e parece ignorar o cotidiano de homossexuais no país [...] Ao vetar o projeto Escola sem Homofobia, em 2011, a presidenta deixou claro que seu governo não faria propaganda de opção sexual que fosse. Dilma também não se manifestou com as decisões favoráveis aos gays da Justiça Brasileira, ou contra políticos homofóbicos”.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Ativistas gays organizam “Beijaço LGBT” em protesto contra o papa Francisco durante abertura da Jornada Mundial da Juventude

Um grupo de ativistas gays prepara um protesto de recepção ao papa Francisco no próximo dia 22 de julho, no Rio de Janeiro. Chamado de “Beijaço LGBT”, a ação dos ativistas acontecerá durante as primeiras palavras de saudação do pontífice aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

 Ativistas gays organizam “Beijaço LGBT” em protesto contra o papa Francisco durante abertura da Jornada Mundial da Juventude
Os organizadores do “beijaço” dizem que o protesto é motivado por um suposto crescimento da homofobia e fundamentalismo religioso no país: “O protesto foi pensado a partir do ano passado, quando o antigo papa Bento XVI fez o discurso de final de ano e disse que a família homoafetiva é uma ameaça ao mundo, que somos o mal do mundo”, diz um dos ativistas.
De acordo com o portal Uol, o grupo prefere não se identificar por medo de represálias. “A própria reação dos religiosos na página do evento [no Facebook] demonstra como o imaginário e o conservadorismo católico e cristão se traduzem em atitudes e discursos violentos e intolerantes contra as sexualidades não-normativas”, afirma outra participante do grupo.
“Desde o início, o Beijaço foi pensado para a semana da JMJ [...] Em termos estratégicos é imprescindível demarcarmos a legitimidade das nossas sexualidades nesse momento”, defende a ativista, que espera a presença de aproximadamente 1.500 pessoas no “Beijaço LGBT”.
Os ativistas se encontrarão no Largo do Machado, Zona Sul do Rio, às 14h00, e depois, caminharão em direção ao Palácio da Guanabara, sede do governo fluminense. Embora o protesto seja na recepção ao papa e contra o líder da Igreja Católica, o grupo diz que não quer nenhuma audiência com Francisco.
“Não há nenhum interesse de reunião com o Papa, não temos o que reivindicar à Igreja. Não queremos e não precisamos que nenhuma religião legitime nossas sexualidades, queremos apenas que elas sejam respeitadas [...] O beijo – expressão de amor ou prazer – será a nossa forma de protestar dessa vez. Chega desse falacioso discurso moral e do atropelo de nossos direitos fundamentais! Vocês vão ter que nos engolir! Toda forma de amor vale a pena!”, esbraveja uma das organizadoras.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Polícia Civil mantém estado de greve até 1º de agosto

Os agentes e escrivães da Policia Civil do Rio Grande do Norte vão permanecer em estado de greve até o dia 1º de agosto, quando o Sindicato que representa a categoria e o comando de greve vão conhecer a proposta do governo relacionada à campanha de reajuste salarial, convocação de concursados e melhoras das condições de trabalho da Polícia Civil.
Emanuel AmaralAssembleia foi realizada por servidores da Polícia Civil, além da participação de delegados da ativa e aposentadosAssembleia foi realizada por servidores da Polícia Civil, além da participação de delegados da ativa e aposentados

Na assembléia realizada na sede do Sinpol, ontem de manhã, assinaram o ponto de presença 188 agentes e policiais civis, os quais acataram a proposta da agente Edilza Faustino sobre a permanência do estado de greve e com decretação da paralisação por tempo indeterminado, a partir do dia 5 de agosto, caso o  governo não responda às reivindicações, através de  reunião prevista com o secretário estadual da Administração e Recursos Humanos, Antonio Alber da Nóbrega.

“O estado de greve evita que se o governo não receber a categoria, o sindicato tenha de aguardar 72 horas para informar sobre o indicativo de greve”, disse Edilza Fernandes. A paralisação da prestação dos serviços e da atividade policial, ontem, foi um alerta para o governo estadual, sendo que os policiais e ainda os delegados de Polícia Civil, que também pararam, voltam hoje ao trabalho nas delegacias distritais e em outras unidades da Polícia.

Após a deliberação, os policiais civis saíram em carreata da avenida Rio Branco, onde fica a sede do Sinpol, até a Delegacia Geral da Polícia Civil, na Cidade da Esperança, onde se integraram a uma manifestação dos delegados da Polícia Civil por conta da decisão do Governo de transferir as instalações do Arquivo Público do Estado para as dependências da Delegacia de Capturas e Polinter na avenida Interventor Mário Câmara. Embora o secretário adjunto da Secretaria de Estado e da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Silva Júnior, tenha afirmado que as atividades realizadas no local continuarão, não sendo necessário um deslocamento. “A Degepol vai continuar onde está.  O arquivo público será construído em uma área anexa”, disse. O secretário porém não soube precisar data para o início da construção desse anexo.
Emanuel AmaralDelegacia da Cidade da Esperança esteve fechada, como as demais, devido à paralisaçãoDelegacia da Cidade da Esperança esteve fechada, como as demais, devido à paralisação
A presidente da Adepol, Ana Cláudia Saraiva Gomes, disse que a instituição “vai usar de todos os meios legais” para tentar reverter o decreto que nº 23.576, datado de 11 de julho de 2013, que determinou a afetação do terreno na avenida Interventor Mário Câmara, nº 2550, bairro Cidade da Esperança.

A Associação dos Delegados da Policia Civil (Adepol) organizou o protesto, ainda, contra o contingenciamento de recursos orçamentários da Polícia, que caiu de R$ 8,7 milhões para cerca de R$ 1 milhão por determinação da governadora Rosalba Ciarlini.

Delegados aposentados também participaram do ato público no pátio externo da Degepol, como Maurílio Pinto de Medeiros, Iolando Farias, Antonio Sales e Margareth Gondim.  A Adepol denuncia que dos R$ 8,7 milhões previstos no orçamento deste ano para a compra de equipamentos e reformas na estrutura física, R$ 2,192 milhões foram contingenciados, enquanto R$ 4 milhões foram cortados do orçamento.

Além disso, o Sinpol cobra a convocação do pessoal aprovado em concurso público há quase três anos, pois de um quando existente de 5.150 cargos, somente 1.472 estão preenchidos. “O déficit de pessoal é de 70%”, diz Djair Oliveira.

Justiça determina penhora de aluguel pago ao Itorn

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte determinou a penhora de 38% do valor pago mensalmente pelo Governo do Estado ao Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Rio Grande do Norte (Itorn) a título de alugueis pelo prédio onde funciona o Hospital Ruy Pereira. Desse percentual, 30% será destinado a pagar o crédito cobrado pela Fazenda Nacional. Os outros 8% serão destinados ao pagamento dos tributos vincendos.

A decisão, proferida em audiência, foi do Juiz Federal Marco Bruno Miranda, titular da 6ª Vara Federal. Ele observou que como o Estado do Rio Grande do Norte não fez proposta concreta para compra do imóvel, a alternativa mais razoável para arrecadação dos créditos devidos pela empresa à Fazenda Nacional foi o bloqueio dos 30% mensais do valor pago pelo aluguel. “Não existindo proposta concreta do Estado do Rio Grande do Norte para compra do imóvel, a alternativa mais razoável, numa ponderação dos interesses envolvidos, em particular da garantia do direito à saúde, atribuída pela Constituição Federal aos três entes federados, é o acatamento da proposta do ITORN para determinar a penhora sobre o percentual de 30%”, destacou.


Ao negar o pedido da Fazenda Nacional para o imóvel ir a leilão, o Juiz Federal analisou: “sem desmerecer o crédito cobrado pela Fazenda Nacional, seria uma irresponsabilidade levar o bem a leilão, no atual contexto calamitoso da saúde pública no Rio Grande do Norte”. Se o prédio fosse a leilão, havia o risco de o comprador modificar a destinação do bem, onde hoje funciona um hospital público vinculado ao SUS.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Estado desiste de nova convocação de professores

O Governo do Estado desistiu de chamar os 600 professores que estavam previstos para o mês de julho. Foram convocados 600 professores e especialistas do último concurso no dia 3 de maio, época em que foi confirmada a chamada de outros 600 no prazo de 60 dias. Contudo, segundo a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, os outros 600 só serão chamados “se for estritamente necessário”.
Alex RégisSecretária Betânia Ramalho afirma que não haverá nova convocação como havia sido anunciadoSecretária Betânia Ramalho afirma que não haverá nova convocação como havia sido anunciado
 
Em coletiva à imprensa no dia 19 de abril, o Governo do Estado já havia informado que 1.200 profissionais seria convocados em duas etapas com objetivo de dar um melhor ordenamento ao processo. O impacto financeiro seria de aproximadamente R$ 3 milhões por mês.

Segundo o Governo do Estado, o déficit imediato da época era de cerca de 500 professores, mas a previsão já era de aumento desse número em abril, devido à possibilidade de aposentadorias. Agora, mesmo com o encerramento da chamada feita em maio, em que mais de 500 professores e especialistas foram nomeados, a previsão de chamada desses 600 novos profissionais foi alterada.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), o motivo da mudança de planos está relacionada a um diagnóstico que só foi possível neste mês de julho, com o término da implantação do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc) no interior. Na época do anúncio, a previsão era de que seriam necessários outros 600.

Segundo a SEEC, a partir do funcionamento do SIGEduc no interior foi possível verificar a existência de professores com carga horária suficiente para assumir escolas.

“Vamos chamar alguns de imediato, mas outros serão convocados à medida que surgirem novas aposentadorias. Faremos essas chamadas racionalmente, afinal não podemos desperdiçar recursos públicos”, diz Betânia Ramalho.

Por outro lado, a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Rio Grande do Norte (Sinte-RN), Fátima Cardoso, afirma que faltam professores em escolas do interior do estado. “A convocação de mais 600 nem seria suficiente”, avalia.

Ela cita como exemplos as escolas estaduais José Correia, Manoel Montenegro e Juscelino Kubitschek, em Assú, e ainda a Tristão de Barros, em São Rafael, e Alcides Vanderlei, em Caraúbas.

Reordenamento

De acordo com Betânia Ramalho, o diagnóstico que justificou a desistência da convocação foi obtido durante o reordenamento da carga horária dos professores, que está sendo executado pela SEEC em atendimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o terço da hora atividade.

Após a definição do STF a respeito da Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº 4.167, 10 horas da jornada de trabalho do professor devem ser destinadas ao planejamento e as outras 20 devem ser dedicadas às atividades em sala de aula.

Mas a expectativa de que todos os professores estejam adequados à jornada de trabalho já sofreu alteração. A conclusão desse trabalho era prevista para o final de julho, mas a secretária de Educação já admite a possibilidade de que o processo se estenda até setembro.

“Estamos reordenando todos os professores que estão com carga horária além de 20 horas. Tem muitos professores que estão abaixo de 20 horas e outros que estão acima. Isso não foi feito antes porque não tínhamos dados consistentes”, explicou Betânia Ramalho.

Vinícius Menna - Repórter

Hospital fecha pronto-socorro


Além da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), a falta de médicos pediatras afeta o atendimento em outro hospital de referência da capital. Sem médicos para cobrir a escala de plantão, o Pronto Socorro Infantil (PSI) do Hospital Santa Catarina está com as portas fechadas desde ontem. Com a quantidade de pediatras disponíveis na unidade foi possível cobrir a escala apenas até o dia 16. O atendimento no PSI só será retomado dia 1º de agosto. Até lá, cerca de 30 mil atendimentos deixarão de ser feitos.
Meysa MedeirosPronto-socorro do Hospital Santa Catarina está sem atendimento por falta de pediatrasPronto-socorro do Hospital Santa Catarina está sem atendimento por falta de pediatras 

O ambulatório e os consultórios médicos do PSI estão vazios. São mais de 15 leitos que, na tarde de ontem, estavam desocupados. O local atende, por dia, aproximadamente 200 pacientes. Segundo funcionários do local, quem chega à unidade é orientado a procurar outros hospitais. “O pessoal está indo para o hospital Sandra Celeste ou outras unidades do município. Aqui, só ficam mesmo os casos muito graves que algum pediatra da maternidade vem atender”, disse uma enfermeira que preferiu não se identificar.

As dificuldades no hospital vão além da falta de pediatras. O Santa Catarina está, por exemplo, sem diretores em três níveis: geral, administrativo e médico. A diretora geral, Maria da Guia Araújo, está de férias e já comunicou ao titular da secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Luiz Roberto Fonseca, que não retorna ao cargo. As outras duas direções estão desocupadas. Responde pelo hospital o diretor administrativo, Antônio Alves.

De acordo com Alves, a Sesap está ciente do fechamento do PSI. “A escala é gerada pela secretária e eles sabem que estavam com déficit. Mesmo assim, oficializamos a questão ontem [terça-feira] para o Gabinete do secretário”, disse. Ainda de acordo com o diretor administrativo, o atendimento no PSI só será retomado no próximo mês. “A escala estava coberta até dia 16. Agora, não tem médico. Só teremos no dia primeiro de agosto”.

Os “buracos” nas escalas de médicos pediatras é um problema recorrente nas unidades de saúde pública em Natal. Em abril passado, no próprio Santa Catarina, a escala ficou descoberta no dia 20. Naquele mesmo mês, o problema atingiu o Hospital Walfredo Gurgel.

De acordo com informações repassadas pela direção do Hospital Santa Catarina, o quadro atual de pediatras da unidade é de 56 médico. Desses, somente 20 atuam no PSI e, desse total, só 11 estão em atividade. Sete deles estão se aposentando e estão em licença prêmio. Há ainda o problema das licenças médicas.  O número necessário de pediatras para o PSI é de 28 profissionais.

Novo diretor

Os problemas existentes num dos maiores hospitais da cidades, referência no atendimento de urgência e emergência na zona Norte de Natal, serão gerenciados, a partir de segunda-feira, por um novo titular. O atual diretor geral do Hospital Ruy Pereira, o médico Jaime César de Melo, vai assumir a direção geral do Hospital Santa Catarina. Ontem à tarde, ele esteve na unidade onde participou de uma reunião com o atual diretor administrativo.

Além da falta de pediatras para cobrir a escala completa, o hospital sofre, costumeiramente, com a lotação no setor de obstetrícia. “Com o fechamento da MJEC, aqui deve superlotar. Por enquanto, está tranquilo”, afirmou Antônio Alves.
 
Roberto Lucena - repórter

Defesa Civil interdita 10 capelas


As 10 capelas que fazem parte da  Paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, zona norte de Natal,  foram interditadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). As missas estão suspensas.
Magnus NascimentoCapela Santa Clara, uma das interditadas, está com sinais de reparos em sua estruturaCapela Santa Clara, uma das interditadas, está com sinais de reparos em sua estrutura

A informação sobre a interdição foi confirmada pelo diretor do Departamento de Defesa Civil da Semdes, Jeoás Santos. De acordo com ele, desde a quarta-feira da semana passada, a Defesa Civil vem fazendo vistorias nas capelas da paróquia que também faz parte a Igreja de São Bartolomeu, que desabou no último dia 6. As capelas ficarão interditadas até que a Paróquia apresente um projeto de reestruturação.

Jeoás Santos afirmou que as estruturas das igrejas estão comprometidas e, por esta razão, precisam de reparos. “Todas estão interditadas porque apresentam rachaduras. A necessidade de reparos é evidente porque datam mais ou menos da mesma época de fundação, há 30 anos”, disse. O diretor da Defesa Civil falou também que apesar de todas as capelas da Paróquia Santo Antônio de Pádua terem sido interditadas, não significa que tenham sido vistoriadas. “Paramos as vistorias por conta das chuvas, mas resolvemos interditá-las preventivamente por medida de segurança”. Jeoás Santos informou que a entrega do documento para os responsáveis da paróquia será feito hoje.

Pelo motivo da entrega do documento de interdição ser feito hoje, Diego Breno de Pádua, membro da pastoral social da paróquia, tinha a informação de que apenas três capelas tinham sido interditadas, todas no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal, que são as seguintes: Capela Santa Clara, Capela Imaculada e Capela São João. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE foi até a Capela Santa Clara, na rua Bermino Benigno,  e verificou que existe nos portões frontais e laterais as faixas de interdição da Defesa Civil. Além disso, no local há marcas de reforma recente com cimento na parede da fachada da igreja onde foram colocadas lâmpadas. Também foi possível ver as rachaduras na parte lateral e paredes descascadas.

A respeito das interdições que sabia até então, Diego Breno falou que até amanhã fará um apanhado para solicitar a retirada do material das paredes e dos tetos que oferecem riscos de desabamento. Somente depois  uma nova vistoria da Defesa Civil pode conceder a liberação do funcionamento das igrejas. Sobre a reconstrução  da Igreja de São Bartolomeu, no conjunto Vila Paraíso, Diego Breno estima que de 30 a 45 dias possa se concretizar. “Estamos discutindo e criando campanhas com a comunidade para arrecadação. Os representantes de todas as capelas vinculadas à matriz estão participando”, disse. O representante da paróquia falou também que vai solicitar a participação em consonância dos órgãos responsáveis pela fiscalização da construção como: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA/RN).

O gerente de fiscalização do CREA/RN, Luiz Carlos Madruga, disse que ainda não foi notificado pela Defesa Civil para apontar se as igrejas interditadas oferecem risco de desabamento. “Não fomos oficiados pela paróquia nem a Defesa Civil do município nos apresentou a situação que essas igrejas se encontram. Mas se verificarmos os problemas faremos a notificação indicando o risco de desabamento. Com certeza os serviço de construção não pode ser feito por leigos”, disse. O arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, falou que após o incidente ocorrido da Igreja de São Bartolomeu, recomendou a todos os responsáveis pelas paróquias que fizessem as vistorias. “Com o apoio dos conselhos administrativos das paróquias tomamos a iniciativa de ter o apoio da Defesa Civil no tocante a verificar as condições dos estados físico e arquitetônico de nossas igrejas”. Dom Jaime confirmou também que a intenção de convocar a Defesa Civil é de normalizar junto a órgãos públicos a regulamentação de posse.

Com relação à fiscalização por parte da Semurb, o secretário adjunto do órgão informou que ontem teve o dia cheio e que nenhum documento da Defesa Civil foi visto. De acordo com a assessoria de imprensa da Semurb, o papel da secretaria é de fazer uma fiscalização complementar, se solicitada pela Defesa Civil, bem como a verificação da legalidade de instalação dos prédios onde as igrejas se encontram hoje.

Natal é a capital com maior crescimento em homicídios de jovens no país

A capital do Rio Grande do Norte é o novo polo da violência no país. De acordo com o Mapa da Violência 2013: Homicídio e  Juventude no Brasil, publicado nesta quinta-feira (18) pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), Natal registrou o maior crescimento de homícidios de pessoas entre 15 e 24 anos. O aumento foi de 267,3%. Em 2001 a cidade registrou 113 casos de homicídios, dez anos depois, em 2011, o número subiu para 397.
No Rio Grande do Norte, mais da metade das mortes de jovens foram provocadas por homicídio. Especificando para este tipo de morte de pessoas negra, o estado cresceu acima de 200% na década.
   
A região Nordeste foi onde os números mais cresceram: 73,6%. O estudo diz que o fato é principalmente pelo elevado aumento dos homicídios em Natal e Salvador, onde o crescimento do número de homicídios ultrapassa a casa de 200%. Como também, João Pessoa, Fortaleza, Maceió e São Luís, com taxas menores, porém muito elevadas, são responsáveis pelo forte crescimento da violência na região.

No Brasil, o homicídio é a principal causa de mortes não naturais e violentas entre os jovens. A cada 100 mil jovens, 53,4 foram assassinados em 2011. Os crimes foram praticados contra pessoas entre 14 e 25 anos. Os acidentes com algum tipo de meio de transporte, como carros ou motos, foram responsáveis por 27,7 mortes no mesmo ano.

Entre 1980 e 2011, as mortes não naturais e violentas de jovens – como acidentes, homicídio ou suicídio – cresceram 207,9%. Se forem considerados só os homicídios, o aumento chega a 326,1%. Dos cerca de 34,5 milhões de pessoas entre 14 e 25 anos, em 2011, 73,2% morreram de forma violenta. Na década de 1980, o percentual era 52,9%.

Segundo o mapa, o aumento da violência entre pessoas dessa faixa etária demonstra a omissão da sociedade e do Poder Público em relação aos jovens, especialmente os que moram nos chamados polos de concentração de mortes, no interior de estados mais desenvolvidos; em zonas periféricas, de fronteira e de turismo predatório; em áreas com domínio territorial de quadrilhas, milícias ou de tráfico de drogas; e no arco do desmatamento na Amazônia que envolve os estados do Acre, Amazonas, de Rondônia, Mato Grosso, do Pará, Tocantins e Maranhão.

Como nos casos do Rio Grande do Norte, Amazonas, Bahia e Goiás, segundo o estudo, a violência alcança níveis insustentáveis, perante a incapacidade e/ou ineficiência dos aparelhos de segurança locais de enfrentar o novo quadro da violência.

Nos estados e capitais em que eram registrados os índices mais altos de homicídios, como em São Paulo e no Rio de Janeiro, houve redução significativa de casos, devido aos investimentos na área. São Paulo, atualmente, é o estado com a maior queda nos índices de homicídios de jovens nos últimos 15 anos (-86,3%). A Região Sudeste é a que tem o menor percentual de morte de jovens por causas não naturais e violentas (57%).

Mundo

O estudo mostra que o Brasil é o sétimo lugar no mundo em casos de homícidios. A cada 100 mil habitantes, 27,4 são vítimas de crimes. No caso de jovens entre 14 e 25 anos, o número aumenta para 54,8. O mapa mostra que  dos dez países com os mais altos índices de homicídios entre jovens estão na região da América Latina e do Caribe.

Na década de 1990, o Brasil chegou a ocupar a segunda colocação nesse ranking da OMS, liderado então pela Venezuela. A queda brasileira na lista dos países com as maiores incidências desse tipo de crime não significa que a violência foi reduzida, mas que houve aumento em outros lugares no mundo.

El Salvador lidera o ranking de índices de homicídios seguido de Ilhas Virgens, de Trinidad e Tobago, da Venezuela, da Colômbia, da Guatemala, do Brasil, do Panamá, de Porto Rico e das Bahamas.

“Hoje, com grande pesar, vemos que os motivos ainda existem e subsistem, apesar de reconhecer os avanços realizados em diversas áreas. Contudo, são avanços ainda insuficientes diante da magnitude do problema”, conclui o estudo.

O autor do Mapa, Julio Jacobo Waiselfisz, explicou que a violência tem causas e consequências múltiplas. Apesar disso, é possível notar, no caso brasileiro, três fatores determinantes. Em primeiro lugar, a cultura da violência. Segundo ele, no país – e também na América Latina -, existe o costume de se solucionar conflitos com morte, parte disso herança de raízes escravagistas no continente.

Em segundo lugar, Julio Jacobo apontou a circulação de armas de fogo. Estima-se que, no país, haja cerca de 15 milhões de armas das quais, a metade, portada de forma ilegal. “Uma pesquisa feita em escolas mostrou que muitos jovens sabem exatamente onde e como comprar uma arma. Juntar uma arma à cultura de violência é uma mistura explosiva, são incompatíveis entre si”, disse Waiselfisz.

Outro ponto frisado pelo autor do Mapa é a impunidade. Para ele, isso funciona como um estímulo à resolução de conflitos por meio de vias violentas. De acordo com o Relatório Nacional da Execução da Meta 2 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério da Justiça, foram identificados quase 150 mil inquéritos por homicídios dolosos - com a intenção de matar - anteriores a 2007.

Depois de um mutirão de um ano, foram encaminhados à Justiça apenas 6,1% dos casos. A estimativa é que 4% dos homicidas cumpram pena em regime fechado. “É esse elevado nível de impunidade que reforça a cultura da violência e os enormes números de homicídios”, explicou o autor do estudo.

Com informações da Agência Brasil

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Irmandade contesta legitimidade do governo

Cairo (AE) - O presidente interino do Egito, Adly Mansour, empossou ontem um novo gabinete de governo, o primeiro desde o golpe de Estado no qual as Forças Armadas derrubaram Mohammed Morsi - o primeiro presidente democraticamente eleito no país - há quas duas semanas. A Irmandade Muçulmana, à qual Morsi é ligado, contestou a legitimidade do ato. “Não reconhecemos a legitimidade nem a autoridade” do novo governo, disse Gehad El-Haddad, porta-voz da Irmandade.

O governo empossado é liderado pelo primeiro-ministro Hazem el-Beblawi, um economista. O general Abdel-Fattah el-Sissi, que liderou o golpe contra Morsi em 3 de julho, foi promovido a vice-primeiro-ministro, mas acumulará o cargo de ministro da Defesa, que já detinha antes do golpe. O ministro de Interior Mohammed Ibrahim, indicado por Morsi, continuará à frente da polícia egípcia; Nabil Fahmy, que foi embaixador do Egito em Washington, será o novo chanceler.

Depois do golpe, Mansour chegou a manifestar a intenção de nomear políticos da Irmandade para alguns ministérios, mas a agremiação rejeitou a possibilidade e prometeu continuar protestando até que Morsi seja reempossado. Ele permaneceu um ano e três dias no cargo.

Cuba admite ser proprietária de armamentos em navio norte-coreano no Panamá

Brasília – O Ministério das Relações Exteriores de Cuba confirmou que o navio norte-coreano, detido no Canal do Panamá, vinha de um porto cubano e transportava exclusivamente 10 mil toneladas de açúcar e “armamento defensivo obsoleto”, a ser reparado na Coreia do Norte. Segundo o ministério, o armamento retornaria para Cuba.

O texto diz ainda que é “firme e irretocável” o compromisso de Cuba em defesa da paz, do desarmamento, incluindo a questão nuclear, e o respeito ao direito internacional. O navio norte-coreano foi detido no Canal do Panamá, na semana passada, porque transportava armamentos sob a carga de açúcar.

O governo do Panamá apelou à comunidade internacional para enviar técnicos capazes de examinar o material. As autoridades da Coreia do Norte não se pronunciaram sobre o episódio, segundo as autoridades panamenhas. Pelas sanções internacionais, a Coreia do Norte é proibida de exportar e importar armamentos, exceto armas leves.

Em nota oficial, o governo de Cuba informa que o navio Chong Chon Gang transportava açúcar e mais 240 toneladas métricas de armamento defensivo obsoleto, que inclui dois complexos
mísseis antiaéreos Volga e Pechora, nove foguetes em partes e peças, dois aviões Mig-21 Bis e 15 motores de este tipo de avião.

De acordo com o comunicado, o material militar foi fabricado em meados do século 20, por essa razão precisa de revisão e reparação. O Ministério das Relações Exteriores de Cuba argumenta que os acordos militares sustentam a necessidade de o país manter uma capacidade defensiva para preservar a soberania nacional.

Agência Brasil

terça-feira, 16 de julho de 2013

Incêndio destrói jornal comunitário e pousada do Afroreggae no Complexo do Alemão

Rio de Janeiro – Um incêndio destruiu na madrugada desta terça-feira (16) a sede do jornal Voz das Comunidades e uma pousada do grupo AfroReggae, que ficavam no mesmo prédio, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio. Um rapaz de 20 anos ficou ferido e foi levado para o Hospital Getúlio Vargas.

Os bombeiros chegaram ao local do incêndio às 4h40, após receberem chamados de moradores. No momento, o fogo já foi debelado e o trabalho de rescaldo já foi encerrado. Policiais civis da 22ª Delegacia de Polícia (Penha) vão investigar o caso.

José Junior, coordenador do grupo AfroReggae, chamou o incêndio de criminoso em seu perfil na rede social Twitter e contou que foi acordado com a notícia.

Já o estudante René Silva, dono do jornal, afirmou que todo o material da redação que estava no prédio foi destruído pelo fogo. O Voz das Comunidades funcionava em duas salas do prédio onde funcionaria a pousada do AfroReggae, que ainda não tinha sido inaugurada.

O jornal ganhou notoriedade durante a ocupação policial no Complexo do Alemão, em novembro de 2010, quando René dava informações em tempo real por sua conta no Twitter.

Agência Brasil

Papamóvel’ já está no Brasil para Jornada da Juventude

Rio de Janeiro (ABr) – Os dois veículos oficiais para o transporte do papa Francisco durante visita ao Brasil, na próxima semana, chegaram à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, ontem. Os veículos serão usados pelo papa na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 23 e 28 deste mês.
Ide Gomes/AEO “papamóvel” foi trazido ao Brasil em um avião da FABO “papamóvel” foi trazido ao Brasil em um avião da FAB

O tradicional papamóvel branco e o jipe verde foram trazidos por um avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB). O avião saiu de Roma na sexta-feira (12), com paradas nas Ilhas Canárias e em Fortaleza, totalizando 20 horas de voo.

Os dois veículos ficarão no 3º Comando Aéreo Regional, no centro, até a chegada do papa, no dia 22. O papamóvel blindado - o mesmo usado por Bento XVI na Jornada Mundial de Madri, em 2011 - estava sem os vidros, também à prova de balas, que ainda serão instalados. O papa virá em um avião da empresa Alitalia.

De acordo com a organização da JMJ, até o momento, há 320 mil inscritos na Jornada. A expectativa é que 1,5 milhão de peregrinos participem dos eventos. A primeira edição, em 1986, reuniu 300 mil jovens na Praça São Pedro, em Roma. O maior público foi em 1995, em Manila, nas Filipinas, com a participação de 5 milhões de jovens.

BNDES deve ser investigado

Brasília (AE) - A oposição na Câmara e no Senado busca apoio para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A intenção é apurar eventuais privilégios dados a grupos empresariais como o do empresário Eike Batista. Em paralelo, o deputado César Colnago (PSDB-ES) apresentou projeto retirando o sigilo bancário de todas as operações do banco.

A oposição está recolhendo assinaturas no Congresso para a instalação de uma CPI mista, com deputados e senadores. Estão envolvidos na busca de apoio parlamentares de DEM, PSDB e PPS. Para conseguir a instalação, é necessário obter o apoio de 171 deputados e 27 senadores.

 A movimentação foi iniciada após o jornal “O Estado de São Paulo” ter publicado reportagem, ontem, mostrando que contratos de empréstimos ao grupo do empresário Eike Batista sofreram alterações vantajosas ao empresário, com adiamento de prazos de pagamento, extensão de recursos e relaxamento de exigências. O banco firmou 15 contratos no valor de R$ 10,7 bilhões com empresas do grupo X.

Ainda segundo o jornal, o valor total dos empréstimos do grupo EBX somariam R$ 10,7 bilhões e não só R$ 10,4 bilhões que o banco havia informado.

Para o líder do PPS, Rubens Bueno, a constatação dos benefícios reforça a necessidade de investigação. “Fica claro que o governo está usando o banco para beneficiar alguns grupos especialmente escolhidos pelos consultores de alto valor de mercado do PT. Queremos investigar não só o caso que envolve as empresas de Eike Batista, mas todos os contratos do BNDES. É muito dinheiro envolvido e há suspeitas de balanços maquiados”.

BNDES

O BNDES divulgou nota negando que tenha facilitado pagamentos de financiamentos concedidos às empresas de Eike Batista. “O tratamento dispensado pelo banco ao Grupo EBX é rigorosamente igual ao dado a qualquer empresa tomadora de crédito no BNDES. O banco refuta, portanto, quaisquer insinuações de que tenha havido vantagens ou tratamento privilegiado nas concessões de financiamento ao referido Grupo”, disse o BNDES.

O banco afirmou que a estruturação de garantias foi feita “com o rigor usual adotado pelo BNDES em todas as suas operações, obedecendo às melhores práticas bancárias”. A reportagem mostra que algumas operações foram feitas com penhor de ações das próprias companhias de Eike, cartas de fiança assinadas por empresas do grupo e bens que ainda seriam comprados. O banco também negou que as empresas de Eike “desfrutem de taxas de juros mais favoráveis que outros clientes.

Pastor Silas Malafaia comenta sua participação no programa Na Moral, da TV Globo: “Só não prego no inferno porque não tem salvação para o diabo”

O pastor Silas Malafaia gravou sua participação no programa Na Moral, apresentado por Pedro Bial, no último sábado, 13 de julho.
O tema do programa da TV Globo foi “Estado laico”, e além da participação do pastor Malafaia, Bial contou ainda com um padre, um representante de religiões afro e um ateu para o debate. O programa será veiculado no próximo dia 01 de agosto.
 Pastor Silas Malafaia comenta sua participação no programa Na Moral, da TV Globo: “Só não prego no inferno porque não tem salvação para o diabo”
Como o pastor Marco Feliciano recusou o convite para participar do programa, Pedro Bial viajou a Brasília para filmar uma sessão da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM). A matéria gravada pelo apresentador na Câmara dos Deputados também será apresentada na mesma data.
Em seu Twitter, Malafaia publicou algumas frases sobre sua participação no programa, e se antecipou às críticas feitas a ele.
twitter pastor silas malafaia
“Já estou nos estúdios da Globo para gravação do programa do Bial. Orem por mim para que eu seja boca de Deus. O programa será exibido dia 1/8. Já falei outras vezes, só não prego no inferno porque não tem salvação para o diabo. Onde me chamarem, vou. É no mundo que manifestamos a fé”, afirmou.
Na sequência, Malafaia ressaltou que está disposto a correr riscos para expressar os princípios que defende: “O programa do Bial tem a presença de um padre, ateu, representante das religiões afro e eu. Pena que é pouco tempo, dia 1/8 à meia-noite. O tema do programa será estado laico. Quem não quer correr riscos também não está habilitado a conquistas maiores. Ter medo de programa da Globo, nunca. Maior é o que está conosco. A Bíblia diz: ‘Importa que o Evangelho seja pregado”. Na igreja edificamos a fé, no mundo, manifestamos a fé”, escreveu o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC).
Por Tiago Chagas, para o Gospel+
Nessa segunda feira a presidente Dilma Rousseff recebeu no Palácio do Planalto, um grupo de 15 cantoras e líderes evangélicas, como Ana Paula Valadão, bispa Sônia Hernandes e Bruna Karla. O encontro faz parte de uma rodada de reuniões com movimentos sociais que se iniciou há duas semanas, em resposta às manifestações que se alastraram pelo país.


http://noticias.gospelmais.com.br/files/2013/07/dilma-evang%C3%A9licas-600x290.jpg


- Temos um papel espiritual de dar suporte, de dar apoio às nossas autoridades em meio a crises, em meio a confusões, tumultos. Nós estamos ali centrados, pedindo a Deus que fortaleça nossos governantes, dando a eles sabedoria do alto para vencer os desafios dessa nação – afirmou Ana Paula Valadão sobre o encontro.
- Foi um convite da presidenta Dilma à bispa Sônia Hernandes, muito respeitada e conceituada no nosso Brasil, e aí ela convidou algumas mulheres que têm feito a diferença, que têm feito um trabalho por esse Brasil, que tem um reconhecimento das pessoas – afirmou a cantora Damares, que também estava presente no encontro.
Damares relatou também que cantou sua música “Sabor de Mel”, junto com a presidente e que ela e as outras cantoras presentes no encontro não foram para fazer pedidos para Dilma, mas sim “representando a igreja evangélica no Brasil e apoiando ela no que ela precisar”.
- Não viemos pedir nada. A gente veio apoiar nesse momento de tantas manifestações porque é uma carga muito pesada que ela está levando. E ela é um ser humano – ressaltou Damares, que completou afirmando que a reunião foi uma “festa bonita”, e que a presidente se emocionou e chorou junto com representantes evangélicas.
- Somos cidadãos como qualquer outro, temos nossas reivindicações, coisas que achamos que não está bom. Ela fez promessas de melhorias, ela está realmente de mãos abertas para abençoar não só a igreja, mas o povo em si – finalizou Damares.
Quem também ressaltou apoio à presidente foi a cantora e ex-apresentadora de TV Mara Maravilha, que relatou também terem feito uma oração pela saúde de Dilma Rousseff, diante desse momento de manifestações.
- A gente orou para Deus estar restaurando a saúde dela porque é um momento de muita pressão que o Brasil está vivendo. Viemos como representantes da Igreja Evangélica no país apoiando ela no que precisar – afirmou a cantora, segundo o G1.
Quem também participou da reunião foi o ministro Crivella (PRB-RJ). Bispo licenciado da Igreja Universal, Crivella disse que participou da reunião como ministro, mas também como “um articulador da presidenta Dilma junto ao público com o qual eu convivo desde os seis anos de idade, que é o povo evangélico”.
- Não foi a presidenta que pediu, foram as minhas amigas. Eu também sou cantor gospel. Foram elas que manifestaram a vontade de encontrar a presidenta, orar por ela, fazer um encontro de solidariedade feminina – ressaltou Crivella.
Apesar de ser considerado hoje o mais notório entre os parlamentares evangélicos, o deputado e pastor Marco Feliciano (PSC-SP), não esteve presente na reunião. De acordo com o jornalista Lauro Jardim, Feliciano teria dito que foi procurado para participar da reunião, mas não quis. O parlamentar teria afirmando ainda que, apesar de não estar presente, a reunião só aconteceu por um esforço seu.
- Eu não tenho nada a tratar com essa gente [Dilma Rousseff]. Ela só recebeu essas lideranças porque eu e Silas Malafaia fizemos pressão, mas isso era para ter ocorrido lá atrás, não agora, depois de ter conversado com várias outras lideranças políticas. A assessoria do Gilberto Carvalho até me ligou, mas preferi não atender – explicou Feliciano, segundo a revista Veja.
Participaram da reunião com a presidente, os ministros Marcelo Crivella, Gilberto Carvalho e Gleisi Hoffmann; além das representantes evangélicas Ana Paula Valadão, Bruna Karla, Cássia Helena de Sousa, Damares, Eyshila Oliveira Santos, Ezenete Alexandrina, Fernanda Hernandes Rasmussen, Irene Maria Hermenegildo Lopes Correa, Juliana Alonso Machado, Leonor Alonso Machado, Mara Maravilha, Maria do Carmo Araujo, Maurizete da Silva Catarina Acioli, Rubia Pinheiro Fernandes, Sonia Hernandes e Valnice Milhomens Coelho.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Lula critica postura do pastor Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos, afirma jornalista

Nessa sexta feira, o jornalista Leandro Mazzini publicou um comentário em sua coluna no jornal Diário de S.Paulo afirmando que, se Lula ainda fosse presidente, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP), já teria “rodado” da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
 Lula critica postura do pastor Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos, afirma jornalista

Mazzini justificou sua afirmação citando uma suposta conversa do líder petista durante um evento em Leipzig, na Alemanha, onde o ex-presidente teria criticado ferozmente postura de Feliciano no cargo. A conversa, segundo o jornalista, aconteceu em uma roda de amigos, entre os quais estaria o deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF), que teria repassado a informação sobre a conversa a outros parlamentares.
O jornalista destaca que Fonseca é evangélico, e um dos aliados de Marco Feliciano, o que o teria motivado a divulgar a conversa com o ex-presidente.
Através do Twitter, Feliciano comentou as afirmações de Mazzini, questionando se Lula realmente teria se preocupado em comentar sua gestão diante da Comissão durante um encontro entre líderes políticos mundiais. O deputado afirma que, ou se trata de uma mentira, ou as afirmações de Lula estariam revelando a existência de influentes “padrinhos políticos” do movimento LGBT dentro do atual Governo.
- Será que Lula, na Alemanha, podendo falar de Chefes de Estado se preocupou em falar de mim? Ou é mentira ou de fato a agenda GLBTT tem padrinhos fortíssimos no governo, incluindo Lula – afirmou Feliciano na rede social.
- Dilma despenca; o PT se divide; o líder do PT fala de bônus p base aliada; mensaleiros do PT condenados; e Lula se preocupa comigo? – completou o parlamentar, citando a recente queda de aprovação popular do Governo petista.
Procurada pela redação do Gospel+, a assessoria do deputado Marco Feliciano informou que o parlamentar só se pronunciará sobre o caso na próxima semana.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Pastor é preso ao tentar orar por procuradora de justiça que é a favor do casamento gay

Um pastor da Pensilvânia, nos Estados Unidos, foi preso enquanto orava pela Procuradora Geral do Estado Kathleen Kane, conhecida como uma apoiadora do casamento gay. O Pastor Bill Devlin, co-presidente de um grupo chamado Right to Worship (direito de culto), foi preso em Harrisburg nessa sexta-feira, segundo o Charisma News.
Pastor é preso ao tentar orar por procuradora de justiça que é a favor do casamento gay

- Esta é a primeira de muitas prisões – disse Devlin, afirmando que a procuradora não poderia defender eticamente uma ação federal contra o Estado buscando reverter proibição da Pensilvânia sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Devlin afirma que Kane tem o dever de fazer cumprir a lei estadual.
- Ela fez um juramento de defender a Constituição da Pensilvânia (…) Como ela se atreve a não defender a nós, cidadãos de Commonwealth, de quem é representante, e que democraticamente temos afirmando que acreditamos que o casamento é entre um homem e uma mulher?
Holly Lubart, porta-voz do Departamento de Serviços Gerais, que supervisiona a Polícia do Capitólio da Pensilvânia, confirmou que o pastor foi preso, de acordo. Lubart disse que Devlin não conseguiu entrar na entrada do prédio e passou por um oficial do Capitólio antes de entrar no elevador.
Devlin disse aos agentes de segurança do edifício que abriga o escritório da procuradora-geral, que ele estava ali para orar por Kane. Ele pediu-lhes para agendar uma consulta com ela e disse que representava o clero em todo o estado. Um representante do escritório de Kane veio ao encontro Devlin e disse que ele não podia vê-la.
- Eu disse: ‘Estou aqui para orar. Eu sei que você não vai me dar permissão, mas eu vou orar em frente ao elevador’ – relatou o pastor.
- A polícia o pediu para se levantar, ele não obedeceu e então eles o algemaram e levaram para fora do prédio – afirmou Lubart, explicando que o pastor foi preso por conduta desordeira.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Ministério Público quer impedir novos gastos do governo na Jornada Mundial da Juventude; Despesas totais podem ser de R$ 350 milhões

A realização da Jornada Mundia da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro custará aos cofres públicos um valor estimado entre R$ 320 e R$ 350 milhões, somadas todas as despesas das três esferas de governo e valores fornecidos por patrocinadores e voluntários.
O Ministério Público (MP) abriu investigações na última semana para investigar o papel da prefeitura e do governo do estado do Rio de Janeiro no total dessas despesas, segundo informações da Folha de S. Paulo.
 Ministério Público quer impedir novos gastos do governo na Jornada Mundial da Juventude; Despesas totais podem ser de R$ 350 milhões
No caso da prefeitura, o inquérito visa elucidar os motivos de a prefeitura ter assumido de última hora, uma despesa que estava prevista para a organização do evento, que é feita pelos católicos.
A licitação da prefeitura para contratar serviços de saúde durante a JMJ, estimados em R$ 7,8 milhões, foi suspensa na última sexta-feira, e à noite, mediante um recurso da prefeitura, a Justiça autorizou a abertura do envelope com as empresas que se lançaram à concorrência mediante a apresentação de garantias financeiras por parte da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
A desembargadora Regina Lucia Passos frisou em sua decisão que não há motivo plausível para que o poder público assuma uma despesa que não estava prevista: “A bem da verdade, não há justificativas plausíveis para somente na undécima hora o Município do Rio de Janeiro resolveu abrir procedimento licitatório para contratar sociedades empresárias da área de saúde”, disse, de acordo com o site da revista Veja.
Custos
O valor variável entre R$ 320 e R$ 350 milhões para a JMJ se dá, segundo os organizadores, devido à impossibilidade de determinar o número final de peregrinos que participarão do evento. Quanto maior a quantidade de pessoas, maior será o custo.
“O custo total ainda está sendo definido e é variável em função do número final de participantes e inscritos”, resumiu a organização do evento. Porém, este valor inclui as despesas públicas, e também as despesas que serão arcadas pela Igreja Católica, como por exemplo, a contratação de empresas de segurança para a JMJ.
A parte das despesas que serão custeadas pela organização do evento deverá ser paga com recursos advindos da venda de produtos licenciados, arrecadação de doações voluntárias e de patrocínios. Entre as empresas patrocinadoras, estão o Bradesco, Itaú, Santander, Nestlé, Ferrero, Estácio e McDonald’s, além das agências TAM Viagens e Havas.
“Os patrocinadores ajudam com dinheiro, prestação de serviços e uso de seus produtos no evento”, diz a nota da organização do evento. Somando tudo, até agora foram arrecadados R$ 20 milhões pela JMJ.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Bebê dado como morto é colocado em altar de igreja e ressuscita milagrosamente; Entenda

Uma criança recém-nascida que teve o óbito declarado após seus pulmões não funcionarem voltou à vida mais de três horas depois, quando os preparativos para seu funeral começavam a ser feitos.
O caso que desafia as “leis” da ciência ocorreu na cidade de Londrina, interior do Paraná, e percorreu o mundo acompanhado do título de milagre. Jornais internacionais, como o Washington Times deram destaque para o caso em suas páginas na internet.
Chamada de Yasmin, a menina nasceu de parto normal, com 2,6 Kg, após uma gestação de 26 semanas. De acordo com informações do portal local Tá no site, os exames pré-natal não apontaram nenhuma irregularidade com a gravidez, e a notícia de que os pulmões da menina não funcionaram após o rompimento do cordão umbilical foi devastadora para a mãe.
“Meu mundo desabou ali. Foi muito desesperador ver todos os sonhos indo embora”, disse a mãe de Yasmin, Jenifer da Silva Gomes, 22 anos. O pai da criança, Cleverson Carlos Gomes, 26 anos, foi informado do óbito em seguida.
Vida
Os médicos colocaram o corpo de Yasmin numa caixa e levaram para o altar da capela do Hospital Doutor Lincoln Graça. Aproximadamente três horas depois, quando o carro da funerária chegou e Elza Silva, avó de Yasmin foi pegar seu corpo, a menina começou a se mexer, movimentando as pernas.
“Foi uma emoção muito grande. Eu tremia e nem conseguia falar de alegria”, disse Elza, que estava acompanhada da dona da funerária, Rosilis Marinello Ferro. “Sua filha está viva”, gritava uma das enfermeiras, pelos corredores do hospital. A mãe de Yasmin diz que não entendeu o que estava acontecendo de imediato: “Eu fiquei sem reação, não sabia o que pensar. Confesso que até passei mal, mas depois não me contive de alegria”, declarou.
Levada imediatamente por uma ambulância do SAMU para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil de Londrina, a menina foi internada e respira com a ajuda de aparelhos. O quadro é considerado grave, porém estável.
Doutor Aurélio Filipak
Agora, os pais da criança estudam adicionar “Vitória” após o nome escolhido inicialmente. O pai da menina descarta processar o hospital por erro médico: “Foi tudo muito transparente e deu para ver que eles se empenharam muito para salvar minha filha”, afirmou Cleverson.
Um grupo de oração da Igreja Avivamento Bíblico, coordenado pelo pastor Jorge Teodoro Rodrigues, tem oferecido apoio e assistência à família, segundo o site Tá na Cidade.
Ciência não explica
“Muitos podem apontar suposições, mas só quem estava ali para saber o que realmente ocorreu. Em vinte anos de medicina, nunca
Doutor Aurélio Filipak
presenciei nada parecido com este caso”, afirmou o médico Aurélio Filipak.
Responsável pelo parto, Aurélio afirma que o procedimento foi iniciado normalmente, porém houveram complicações: “Houve certa dificuldade no final do parto, mas nada fora do normal. Não precisamos usar fórceps. Porém o problema começou quando percebemos que o pulmão da menina não se expandiu”, contou.
A iniciativa de iniciar procedimentos de oxigenação e entubação foi prontamente realizada pela equipe que acompanhava o parto. “Ela manteve os batimentos durante 15 minutos, depois disso foram decaindo até parar”, relatou o doutor Aurélio.
Em seguida, massagens cardíacas e outras tentativas de reanimação duraram aproximadamente uma hora, mas não surtiram efeito. O médico então, constatou o estado de midríase paralítica, que é a falta de resposta das pupilas aos estímulos, o que o levou a declarar o óbito. “O oxímetro e o monitor cardíaco apontavam que ela estava sem respiração e batimentos”, afirmou.
Após a ressurreição milagrosa de Yasmin, o médico foi informado do ocorrido, e revela que se emocionou: “Foi como se eu tivesse pisando em nuvens”, conta.
Para ele, uma tentativa de explicar o retorno de Yasmin à vida pode estar ligada a um possível efeito atrasado da adrenalina. “É apenas suposição”, frisa o doutor. Segundo ele, embora a menina tenha superado a morte, é possível que ela tenha sequelas: “Não dá para saber quanto tempo ela ficou sem respirar ali na capela. Isso pode causar danos, mas, diante do que ela venceu, não vou me surpreender nenhum pouco se ver essa menina correndo por aí”.
Questionado pela imprensa sobre a possibilidade de milagre, o doutor respondeu de forma ponderada: “Há muitos mistérios entre o céu e a terra do que podemos imaginar”, disse, parafraseando Shakespeare.
A história incomum e emocionante de Yasmin, e os pedidos de oração para que ela supere o quadro grave de saúde tem sido compartilhado por muitos cristãos nas redes sociais.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Delegados discutem paralisação de advertência

A Associação dos Delegados da Policia Civil (Adepol) irá realizar na manhã desta segunda-feira (15), uma assembleia para discutir uma paralisação de advertência. Segundo nota divulgada à imprensa, no último sábado, os delegados foram surpreendidos com a publicação do decreto da Governadora cedendo o prédio da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) para o funcionamento do arquivo público estadual.
Leandro CunhaAssembleia teve início às 9h na AdepolAssembleia teve início às 9h na Adepol

O decreto nº 23.576, de 11 de julho de 2013, diz que "fica afetado ao uso especial do Arquivo Público Estadual o bem imóvel estadual localizado na Avenida Interventor Mário Câmara, 2.550, Cidade da Esperança, Município de Natal-RN."

O governo também decretou que a responsabilidade do imóvel estadual será transferido do Gabinete Civil do Governador do Estado (GAC) para a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH).

Em nota, os delegados dizem que a  paralisação de advertência é também pela luta por condições de trabalho, por mais segurança, saúde  e educação e em prol ao funcionamento dos serviços essenciais do estado. Na oportunidade, os delegados  irão abordar a recriação da Delegacia de Defesa do Patrimônio Público e Combate a Corrupção.

A presidente da Adepol, Ana Claudia Saraiva Gomes, disse que nesta terça-feira, haverá uma reunião sobre pautas comuns entre as três categorias: delegados, escrivões e agentes penitenciários.Na última quinta-feira (11), os escrivões e os agentes paralisaram as atividades por 48h. 
 
Tribuna do Norte

PRF registra mais duas mortes durante final de semana de julho

A Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte (PRF/RN) registrou duas mortes nas rodovias do estado entre os dias 12 e 14 de julho. Este é o mesmo número de mortes divulgado no balanço da PRF do final de semana passado. Porém, neste segundo final de semana do mês, o nome das vítimas fatais, assim como os acidentes, não foram divulgados. Segundo a PRF, ao todo, foram 38 acidentes, e desses, 13 pessoas ficaram feridas.

No período, foram aplicadas 376 autuações entre os 1.422 veículos fiscalizados. Dos 117 testes de bafômetro, 18 condutores foram autuados e impedidos de seguir conduzindo.

Apreensão de droga

Durante fiscalização de rotina no posto da PRF, em São José de Mipibu, Km 119 da BR 101, policiais rodoviários federais apreenderam na sexta-feira (12) 1 Kg de crack. A droga era transportada em uma bolsa por Maria Luana Almeida dos
Santos, de 23 anos, natural de Campina Grande/PB.

Ela era passageira de um Chevrolet/Celta e declarou que estava levando a droga de Natal para João Pessoa. Disse ainda que recebeu R$ 150,00 pelo serviço.