PATROCINADORA DA MATRIZ DO CD DA BANDA

PATROCINADORA  DA MATRIZ DO CD DA  BANDA

sábado, 20 de outubro de 2012

Cristãos podem assistir novelas? Pastores opinam sobre o assunto. Confira

Com a exibição do último capítulo de Avenida Brasil, escrita por João Emanuel Carneiro, a discussão sobre doutrinas de igrejas que proíbem ou orientam seus fiéis a não assistirem a novelas volta à tona.
Avenida Brasil, além de apresentar uma personagem evangélica caricata, que causou protestos por parte de fiéis nas redes sociais, alcançou recordes de audiência e tornou-se assunto em todo o país.
Novelas são programas de ficção, escritos com temas diversos e geralmente cotidianos, o que causa identificação aos telespectadores, que podem acabar projetando sua realidade à história apresentada na trama. Porém, entre líderes evangélicos, a permissão ou proibição aos fiéis para assistirem às novelas não é unanimidade.
De acordo com o pastor Airton Evangelista da Costa, presidente da Assembleia de Deus Ministério Palavra da Verdade, não há problema algum em acompanhar as novelas: “Assistir a novelas é quase o mesmo que assistir a filmes. Se não houver nelas qualquer tipo de depravação, se de alguma forma edificam, ou se servem como meio de distração, sem causar nenhum dano moral aos santos, não vejo nada de anormal… Desde que não se torne um vício, uma idolatria, e roube o tempo que deveria ser dispensado a Deus”, posiciona-se o pastor, num artigo publicado em seu site.
Porém, o ponto de vista contrário também é bastante vigente no meio evangélico, e na abordagem do pastor Valtair Miranda, da Primeira Igreja Batista de Neves, em São Gonçalo, Rio de Janeiro, as novelas podem induzir a ideias e conclusões erradas sobre a família: “As novelas insistem tanto na ideia de que a mulher pode trocar de parceiro, que as esposas estão passando a desvalorizar o casamento. Os filhos não têm mais o mesmo zelo; a telenovela já induz a menina a dormir com o namorado [...] Se eu passo minhas noites vendo novela, então 30% do meu tempo útil é dedicado à TV. É por isso que muitas mulheres reclamam não ter tempo para atividades produtivas, como um curso profissional, por exemplo”, declarou o pastor, em entrevista para matéria publicada na edição 60 da revista Enfoque.
Em meio às discussões sobre poder ou não assistir novelas, o meio evangélico cresceu na última década e atraiu a atenção de autores e emissoras, passando a fazer parte das histórias contadas nas novelas, e as indefinições ou múltiplas interpretações e posturas a respeito de doutrinas mantém os debates sobre assuntos como este vivos.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Culto em Lavras vira caso de polícia enquanto cresce debate sobre ruído produzido por igrejas e liberdade religiosa

Na noite desta quarta-feira (17) a polícia foi chamada durante um culto em uma igreja evangélica no bairro Jardim Glória na cidade de Lavras, em Minas Gerais.
Um morador vizinho ao templo ligou o som em sua casa e posicionou os alto-falantes em direção à igreja que fica em frente, prejudicando a realização do culto.
De acordo com o G1, o mesmo homem já havia sido sentenciado pelo Juizado Especial de Lavras à prestação de serviços comunitários por já ter atrapalhado o culto em outras ocasiões.
Ele alegou aos policiais que se sente incomodado com o som da igreja e por isso tomou a atitude de usar seu próprio sistema de som para “superar” o som do templo religioso.
Os envolvidos foram encaminhados para a delegacia para prestar depoimento e liberados em seguida.
Discussão antiga
A polêmica entre o som produzido pelas igrejas católicas e evangélicas é recorrente.
Em junho deste ano a Câmara Municipal de João Pessoa (PB), discutiu a criação de um Termo de Ajustamento de Conduta para tratar do barulho oriundo de igrejas evangélicas na cidade.
Na reunião estiveram presentes pastores da capital paraibana e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM). A vereadora Eliza Virgínia (PSDB), lembrou que a Igreja tem papel fundamental para a sociedade e enfatizou a importância dos templos como pontos de transformação de vidas.
Ela relatou que as igrejas vem sofrendo com a visita de fiscais do meio-ambiente, que muitas vezes não são amistosas. Ela ressaltou que muitas vezes as igrejas sofrem constrangimento, pois estabelecimentos como bares, shows e carros não tem a mesma intensidade na fiscalização.
Por outro lado, o procurador da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Sudema), André Batista, disse na ocasião que “é favorável à manifestação de cultos religiosos, mas dentro das normas estabelecidas, mesmo porque as pessoas que participam dos eventos também sofrerão com os efeitos desse som acima do permitido”, esclareceu. Ele ressaltou que apesar de serem resguardados pela lei, os cultos evangélicos não podem se opor a outras legislações.
Os pastores presentes frisaram, por sua vez, que o direito à liberdade de culto deve ser respeitado e  solicitaram prazos para a adequação dos templos às normas ambientais.
Por Jussara Teixeira para o Gospel+

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pastor Ciro Zibordi critica igrejas que festejam o Halloween e sugere que pastores comemorem a Reforma Protestante. Leia na íntegra

O pastor e escritor Ciro Zibordi publicou um artigo sobre a festa de Halloween, e criticou o fato de a festa conhecida como “Dia das Bruxas” ter se tornado comum entre algumas igrejas evangélicas.
Contextualizando a origem histórica da festa de Halloween, o pastor cita que a celebração pagã tem ligação com o dia de todos os santos da Igreja Católica e a antiga celebração Samhain, da antiga cultura celta.
Zibordi ataca a aparente ingenuidade da festa: “Tudo parece uma grande brincadeira, mas — conscientemente ou não — os participantes dessa festa estão se envolvendo com o ocultismo e o satanismo”, afirma o pastor assembleiano.
O pastor lamenta que igrejas tentem adaptar a cultura secular para o ambiente eclesiástico: “Alteram o nome da brincadeira satânica para Jesusween ou Elohin! Aos pastores destas igrejas quero apresentar um motivo melhor para festejar”, escreveu o pastor, sugerindo comemorar o aniversário do protestantismo: “Em vez de comemorarem o Dia das Bruxas, os pastores que se prezam deveriam se lembrar da Reforma Protestante. Na manhã de 31 de outubro de 1517, véspera do Dia de Todos os Santos, Martinho Lutero — sacerdote romanista, professor de teologia e filho de um minerador bem-sucedido — começou a questionar de modo mais contundente a Igreja Católica e a atacar a autoridade do papa”.
Ciro Zibordi encerra seu artigo perguntando a respeito dos cristãos envolvidos com a a caça às heresias: “Nesses tempos difíceis, em que muitos estão brincando com o pecado e até com festas satânicas, quantos cristãos sérios estão dispostos a protestar contra as heresias verificadas entre nós (2 Pe 2.1; At 20.28), à semelhança de Lutero?”.
Leia abaixo, a íntegra do artigo “Reforma é coisa séria, e Halloween não é brincadeira”, do pastor Ciro Zibordi:
Muita gente não sabe, mas o Dia das Bruxas, o Samhain ou Halloween, Ano Novo céltico (31 de outubro), tem uma conexão com o Dia de Todos os Santos da Igreja Católica Romana. Este era originalmente celebrado em maio, e não no primeiro dia de novembro.
No ano 608, o imperador romano Focas apaziguou o populacho dos territórios pagãos recentemente conquistados, permitindo-lhe combinar o antigo ritual de Samhain com o Dia de Todos os Santos. E, assim, o panteão de Roma, templo edificado para a adoração de uma multiplicidade de deuses, foi transformado em igreja.
Foram os imigrantes europeus, especialmente os irlandeses, que introduziram o Halloween nos Estados Unidos. Hoje, o Dia das Bruxas é muito importante para os lojistas, inclusive no Brasil. Salém, em Massachusetts (Estados Unidos), é a sede da bruxaria norte-americana. Ali celebra-se, na época do Halloween, o Festival da Assombração, para expandir a temporada turística de verão. Tudo parece uma grande brincadeira, mas — conscientemente ou não — os participantes dessa festa estão se envolvendo com o ocultismo e o satanismo.
Por outro lado, algumas denominações evangélicas, além de realizarem festas similares às juninas (o que já é um absurdo), estão promovendo também, no fim de outubro, uma espécie de Halloween, decorando o ambiente com abóboras, etc. Elas alteram o nome da brincadeira satânica para Jesusween ou Elohin! Aos pastores destas igrejas quero apresentar um motivo melhor para festejar.
Em vez de comemorarem o Dia das Bruxas, os pastores que se prezam deveriam se lembrar da Reforma Protestante. Na manhã de 31 de outubro de 1517, véspera do Dia de Todos os Santos, Martinho Lutero — sacerdote romanista, professor de teologia e filho de um minerador bem-sucedido — começou a questionar de modo mais contundente a Igreja Católica e a atacar a autoridade do papa.
Lutero, então, afixou na porta da Catedral de Wittenberg (pronuncia-se vitemberk) um pergaminho que continha 95 declarações. Estas, conhecidas como teses, eram quase todas relacionadas com a venda de indulgências (pacotes caros pagos pelo perdão, inclusive das pessoas que já haviam partido para a eternidade).
Em junho de 1520, Lutero foi excomungado por uma bula — decreto do papa que continha o seu selo oficial. Em dezembro do mesmo ano, com ousadia, ele queimou esse documento em reunião pública, à porta de Wittenberg, diante de uma assembleia de professores, estudantes e o povo. No ano seguinte, foi intimado a comparecer ante as autoridades romanistas, em Worms. E declarou: “Irei, ainda que me cerquem tantos demônios quantas são as telhas dos telhados”.
No dia 17 de abril de 1521, Lutero apresentou-se à Dieta do Concílio Supremo, presidida pelo imperador Carlos V. Para escapar da morte, teria de se retratar. Mas ele não faria isso, a menos que fosse desaprovado pelas próprias Escrituras. E asseverou perante todos: “Aqui estou. Não posso fazer outra coisa. Que Deus me ajude. Amém”.
Considerado herege, ao regressar à sua cidade Lutero foi cercado e levado por soldados ao castelo de Wartzburg, na Turíngia, onde ficaria “guardado”. Ali, ele traduziu o Novo Testamento para o alemão, obra que, por si só, o teria imortalizado. Ao regressar a Wittenberg, reassumiu a direção do movimento a favor da Igreja Reformada, e a partir daí os princípios da Reforma Protestante se espalharam por toda a Europa, com ajuda de homens de valor, como Ulrico Zuínglio, João Calvino, Jacques Lefevre, João Tyndale, Tomás Cranmer, João Knox, etc.
Assim como muitos teólogos estão fazendo hoje, os católicos romanos haviam substituído a autoridade da Bíblia pela autoridade da igreja. Eles ensinavam que a igreja era infalível e que a autoridade da Bíblia procedia da tradição. Os reformadores afirmavam que as Escrituras eram a sua regra de fé, de prática e de viver, e que não se devia aceitar nenhuma doutrina que não fosse ensinada por elas. A Reforma devolveu ao povo a Bíblia que se havia perdido, passando a considerá-la a fonte primária de autoridade.
Nesses tempos difíceis, em que muitos estão brincando com o pecado e até com festas satânicas, quantos cristãos sérios estão dispostos a protestar contra as heresias verificadas entre nós (2 Pe 2.1; At 20.28), à semelhança de Lutero?
Ciro Sanches Zibordi

John Piper critica teologia da prosperidade e sugere que dinheiro deva ser usado para glorificar a Deus. Assista

O pastor John Piper, conhecido por sua forma incisiva de pregar, divulgou um vídeo em que fala da relação do cristão com o dinheiro, e repudia a teologia da prosperidade.
Segundo Piper, Jesus falou mais do dinheiro do que sobre o céu e inferno juntos porque pretendia mostrar qual desses temas deve ser prioridade na vida do cristão, e lembrou da passagem bíblica de Mateus 6:21, que diz “onde está o seu coração, aí está o seu tesouro”.
Pregando renúncia à filosofia de vida dos norte-americanos, chamada de “Sonho Americano”, em que prosperidade é uma meta, o pastor batista afirmou que o dinheiro deve ser uma ferramenta usada para enaltecer a Deus: “Nós temos dinheiro para usá-lo de tal maneira que mostremos que o dinheiro não é nosso deus, mas Deus é nosso Deus (…) Cristo é o nosso tesouro”.
John Piper cita ainda diversas outras passagens bíblicas para contextualizar sua mensagem, e destaca o Salmo 63: “O constante amor do Senhor é melhor do que a vida”.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Igreja Universal é condenada a pagar R$ 150 mil a Xuxa por afirmar que tinha “pacto com diabo”

A Igreja Universal do Reino de Deus terá que pagar à apresentadora Xuxa Meneghel a quantia de R$ 150 mil de indenização por danos morais. A igreja publicou em seu tabloide que Xuxa tinha “pacto com o diabo”.
Além do pagamento indenizatório, a Universal terá que publicar uma retratação formal na primeira página da publicação com os dizeres: “MARIA DA GRAÇA XUXA MENEGHEL afirma que tem profunda fé em Deus e respeita todas as religiões”. A sentença da juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro foi expedida nesta quarta-feira (17).
A matéria foi baseada na tese do controverso pastor Josué Yrion, missonário radicado nos EUA que vinculava a apresentadora ao “satanismo”. Ele chegou a afirmar na reportagem publicada que Xuxa teria vendido sua alma ao demônio por US$ 100 milhões.
Depois de passar pela segunda instância em janeiro, não há mais possibilidade de recurso na ação.
Plágio
A sentença favorável a Xuxa saiu quase ao mesmo tempo em que a apresentadora foi condenada a pagar R$ 50 mil por plágio ao publicitário Leonardo Soltz , criador da “Turma do Cabralzinho”.
Na Ação, Leonardo alega que apresentou os personagens que fazem uma paródia da história do Brasil em 2000, ano em que comemorou-se os 500 anos de descoberta do Brasil, mas na época não houve interesse em veiculá-los.
A Xuxa Promoções e Produções Artísticas foi acusada de violação dos direitos de Leonardo, danos materiais e uso indevido da marca e dos personagens. A empresa realizou uma paródia contando a história do Brasil denominada “Turma da Xuxinha”.
Além da multa, a apresentadora terá que arcar com 70% das despesas do processo durante o tempo em que correu em sigilo judicial.
Por Jussara Teixeira para o Gospel+

Tribunal de Justiça vai ao STF cobrar repasses do governo

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte ajuizou ontem mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o governo estadual, cobrando uma dívida de 86,4 milhões.

O valor cobrado, segundo o TJ, totaliza repasses orçamentários de janeiro a setembro deste ano. Na ação, o TJ ainda pede ao STF que determine que os repasses de outubro a dezembro sejam realizados até o dia 20 de cada mês.

O relator do caso é o ministro Ricardo Lewandowski, revisor do mensalão.

Segundo as alegações do TJ, até agosto, o governo deixou de repassar R$ 72,1 milhões ao judiciário.

No Orçamento Geral do Estado para este ano, o TJ tem dotações da ordem de R$ 616,2 milhões aprovadas pela Assembleia Legislativa.




Desembargadores julgam liminar de Carlos Eduardo nesta quinta-feira

O dia começa tenso para o candidato Carlos Eduardo Alves (PDT). Às 8h desta quinta-feira (18), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte deverá julgar o agravo interposto pela Câmara Municipal de Natal contra decisão liminar que suspendeu os efeitos do decreto legislativo que dasaprovou as contas do ex-prefeito relativas aos período administrativo de 2008.
O agravo deveria ter sido julgado na última quinta-feira, mas o relator do caso, desembargador Amaury Sobrinho, alegou suspeição.  O desembargador Vivaldo Pinheiro é o novo relator.

O julgamento do agravo não interfere no registro da candidatura de Carlos Eduardo, já transitada em julgado, mas pode enquadrá-lo na Lei da Ficha Limpa, impedindo-o de tomar posse em caso de eleição no dia 28 deste mês.

A Câmara Municipal de Natal desaprovou as contas de Carlos Eduardo Alves em sessão tumultuada no final de maio deste ano. 

O dia começa tenso para o candidato Carlos Eduardo Alves (PDT). Às 8h desta quinta-feira (18), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte deverá julgar o agravo interposto pela Câmara Municipal de Natal contra decisão liminar que suspendeu os efeitos do decreto legislativo que dasaprovou as contas do ex-prefeito relativas aos período administrativo de 2008.

O agravo deveria ter sido julgado na última quinta-feira, mas o relator do caso, desembargador Amaury Sobrinho, alegou suspeição.  O desembargador Vivaldo Pinheiro é o novo relator.

O julgamento do agravo não interfere no registro da candidatura de Carlos Eduardo, já transitada em julgado, mas pode enquadrá-lo na Lei da Ficha Limpa, impedindo-o de tomar posse em caso de eleição no dia 28 deste mês.

A Câmara Municipal de Natal desaprovou as contas de Carlos Eduardo Alves em sessão tumultuada no final de maio deste ano. 

Mulher é presa tentando entregar droga a presos do PEP

A Auxiliar de Serviços Gerais, Andréa Germano dos Santos, foi flagrada tentando entrar com uma grande quantidade de maconha e cocaína no Presídio Estadual de Parnamrim, nessa quarta-feira (17), escondidas em sua vagina.

Durante seu depoimento na 1ª Delegacia de Polícia, em Parnamirim, a ASG revelou que a maconha deveria ser entregue a seu companheiro, o preso Juscelino Dias, já a cocaína seria para amigos deles.

Após ser realizado exame de corpo e delito ela foi encaminhada para o Centro de Detenção Provisório de Parnamirim, onde permanecerá a disposição da Justiça.

Fugitivo do presídio Raimundo Nonato é assassinado dentro de casa

O fugitivo do presídio provisório Raimundo Nonato, Alan Diego de Melo Costa, de 23 anos, foi assassinado esta madrugada (18) dentro de sua residência, no conjunto Brasil Novo, Zona Norte de Natal, com vários tiros de pistola calibre .40 e fuzil calibre 5,56mm.

Segundo relato de familiares da vítima ao oficial de operações da área, seis homens encapuzados invadiram a residência procurando por Alan e o executaram. “Os suspeitos foram pontuais e não agrediram mais ninguém na casa”.

Ainda de acordo com o oficial da PM, Alan era um dos cinco presos que conseguiram escapar do presídio provisório por um túnel no final da manhã da última terça-feira (9) e estava escondido na casa dos pais desde então.

Ministério Público pede afastamento de Micarla de Sousa

O Ministério Público (MP), através da Procuradoria-Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, solicitou ao Tribunal de Justiça uma medida cautelar para afastar Micarla de Sousa (PV) na função de prefeita de Natal, visto que ela está envolvida na Operação Assepsia, deflagrada em 27 de junho. O documento foi protocolado no dia 11 de outubro de 2012 e o relator do procedimento é o Desembargador Amaury Moura.

De acordo com o MP, há indícios que a prefeita esteja envolvida nos esquemas de irregularidades nos contratos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a empresa Associação Marca, que administra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pajuçara e Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs) na capital potiguar.

A análise da documentação apreendida durante a referida operação e outros elementos colhidos na investigação que tramita sob sigilo no Tribunal de Justiça revelaram provas do envolvimento da Chefe do Executivo no esquema e em outros órgãos da Administração Municipal.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Polícia Civil prende pai e filho em caminhoneta adulterada

Policiais civis da Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov) prenderam pai e filho ontem  (15) pela manhã em Nova Parnamirim, Parnamirim, conduzindo uma caminhoneta Triton com chassi adulterado.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da corporação, Júlio Cesar da Silva, de 57 anos, e seu filho, Vinícius de Moraes Silva, de 28, chegaram a oferecer 100 mil reais para os policiais, no momento da abordagem, para não serem presos.

Horário de verão começa à meia-noite de sábado

A partir do próximo domingo  (21), brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no estado da Bahia terão que adiantar seus relógios em uma hora. A data está marcada para o início do horário de verão, que vai até 17 de fevereiro de 2013. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário diferenciado está prevista uma redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h.

O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação.

Além da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.

A Bahia, único estado do Nordeste a participar, aderiu ao horário de verão por opção própria em 2011. Este ano, o governador da Bahia, Jacques Vagner (PT), chegou a anunciar que não haveria adesão pelo alto grau de rejeição da população ao horário diferenciado. No entanto, a Agência Brasil entrou em contato ontem (15) com a assessoria de imprensa do governador, que confirmou a participação do estado.

A vigência do horário de verão começa à meia-noite de sábado (20). Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o encerramento é transferido para o domingo seguinte.

Contra pobreza e corrupção, movimento cristão quer recolher 100 milhões de assinaturas

A luta contra a corrupção e uma de suas consequências, a pobreza, tem envolvido lideranças cristãs em todo o mundo, num projeto que visa colher 100 milhões de assinaturas, na formalização de um documento que proponha ações concretas contra esses males.
O vídeo da campanha afirma que a “corrupção tem nome e pobreza tem rosto”, enquanto apresenta imagens de países subdesenvolvidos, e pessoas em condições inadequadas de vida.
A iniciativa é liderada por instituições como Exército da Salvação, Desafio Miquéias, Aliança Evangélica Mundial e Sociedade Bíblica. A intenção é que durante o encontro do G20, entidade que reúne os 20 países mais ricos do mundo, em 2014, o movimento chamado Exposed 2013 entregue uma declaração contra a corrupção, assinada por mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo.
Um dos líderes da iniciativa, reverendo Joel Edwards ressaltou a importância do combate à corrupção: “Nenhuma nação está imune a esta situação. A crise econômica atual é resultado da ganância, os excessos de culturas corporativas, desonestidade e comportamento irresponsável toca em nós onde mais dói”, observou, referindo-se à desigualdade social.
Durante os próximos 12 meses, a campanha pretende não apenas colher assinaturas, mas conscientizar lideranças cristãs ao redor do mundo a respeito da necessidade de engajamento contra a pobreza e corrupção: “Exposed 2013 chegou para participar de um coro cada vez maior de preocupação, que diz que ‘já basta’. É uma oportunidade para a Igreja fazer o que somos chamados a fazer: levantar a nossa voz de indignação santa e oferecer serviços práticos de esperança”, afirmou ao Christian Today.
No site da campanha, o manifesto do movimento incita cristãos a lutarem contra essas questões: “Bilhões de dólares são desviados para mãos privadas a cada ano com consequências devastadoras para os cidadãos comuns. A corrupção solapa a qualidade dos serviços básicos e causa quebra de confiança. Ao proclamar a justiça e defender a causa dos mais pobres, nós queremos ver as bênçãos de Deus liberadas e restaurando a todos!”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

“Silas Malafaia não representa o povo evangélico brasileiro”, afirma pastor, criticando episódios das eleições. Leia na íntegra

Em meio às polêmicas protagonizadas pelo pastor Silas Malafaia a respeito das eleições municipais em São Paulo, o pastor Paulo Siqueira, colunista do Gospel+ publicou um artigo contundente em seu blog, questionando a motivação do líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC).
Siqueira afirma que “Silas Malafaia e sua turma não representam os verdadeiros evangélicos deste país, que ainda lutam por um país mais justo, mais igualitário, mais verdadeiro” e que o pastor não representa os evangélicos que “acreditam que isso só será possível através da pregação do Evangelho de Cristo, que se coloca totalmente contrário ao sistema religioso e político, Evangelho este que não se alia à corrupção ou à injustiça”.
O contexto sociocultural foi frisado pelo pastor: “É preciso dizer que estamos num país onde se diz que política e religião não se discute, retrato fiel imposto pelos nossos colonizadores (que sempre usaram da argumentação política e religiosa para impor sobre todo o povo o domínio, tanto mental como cultural”.
Segundo Siqueira, Malafaia tem se posicionado de forma errada, no caminho inverso ao que deveria ser tomado: “Ao invés de se opor ao sistema com as armas e os valores da Reforma Protestante, faz o contrário: se despe dos valores essenciais da cultura cristã e se alia ao sistema político, buscando para isso o poder, pois pelo visto e pelos seus discursos dinheiro não lhe falta mais. O que almeja no momento é o poder”, enfatiza Siqueira.
Indignado com a postura de Silas Malafaia, Siqueira frisa que o pastor da ADVEC não tem legitimidade para falar em nome de todos os evangélicos: “Quem tem visto as mídias nas últimas semanas tem a impressão de que esse cidadão fala em nome de todos os evangélicos, porém é preciso dizer em alto e bom som que esse cidadão caminha em sentido contrário e totalmente desorientado ao verdadeiro Evangelho, que todos os evangélicos deveriam representar, pois o termo ‘evangélico’ quer dizer aquilo que vem do Evangelho”.
A contundência das críticas de Siqueira, que lidera o Movimento pela Ética Evangélica Brasileira, classifica as ideias do pastor Malafaia como hereges: “Lamentavelmente, o Sr. Silas e sua turma de hereges contemporâneos têm, há muito tempo, deturpado os valores do verdadeiro Evangelho com arrogância, ganância desenfreada, em busca dos valores deste mundo, pois a teologia que hoje vivenciam tem saciado unicamente às suas vaidades pessoais”.
Confira abaixo a íntegra do artigo “Silas Malafaia não representa o povo evangélico brasileiro”, do pastor Paulo Siqueira:
Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus. – Salmos 20.7
Nos últimos meses, estivemos inseridos no processo político para a escolha de prefeitos e vereadores em todo o Brasil. De forma cotidiana, o processo político caminhou, com horário político na tv e rádio. Porém, neste ano, principalmente na cidade de São Paulo, o maior berço político do país, tivemos a inserção do tema “religião”.
É preciso dizer que estamos num país onde se diz que política e religião não se discute, retrato fiel imposto pelos nossos colonizadores (que sempre usaram da argumentação política e religiosa para impor sobre todo o povo o domínio, tanto mental como cultural. Isso é refletido por séculos de atraso e avanço no que podemos de uma consciência e de um entendimento real e verdadeiro do que é política e para que serve. Assim, vemos o domínio de coronéis a grandes empresários, ou seja, o dinheiro e o poder são os veículos que conduzem a política brasileira.
Lamentavelmente, isso é reforçado pelo poder religioso, que também usufrui do dinheiro para alicerçar o seu domínio sobre o povo. E novamente a história se repete, porém desta vez um líder evangélico que, ao invés de se opor ao sistema com as armas e os valores da Reforma Protestante, faz o contrário: se despe dos valores essenciais da cultura cristã e se alia ao sistema político, buscando para isso o poder, pois pelo visto e pelos seus discursos dinheiro não lhe falta mais.
O que almeja no momento é o poder.
Quem tem visto as mídias nas últimas semanas tem a impressão de que esse cidadão fala em nome de todos os evangélicos, porém é preciso dizer em alto e bom som que esse cidadão caminha em sentido contrário e totalmente desorientado ao verdadeiro Evangelho, que todos os evangélicos deveriam representar, pois o termo “evangélico” quer dizer aquilo que vem do Evangelho.
Lamentavelmente, o Sr. Silas e sua turma de hereges contemporâneos têm, há muito tempo, deturpado os valores do verdadeiro Evangelho com arrogância, ganância desenfreada, em busca dos valores deste mundo, pois a teologia que hoje vivenciam tem saciado unicamente às suas vaidades pessoais. Agora, após conquistar mansões, carros importados, aviões, jóias, roupas de grife, ou seja, todos os prazeres que este mundo oferece (porém não sacia e não traz a paz), o Sr. Silas, se apoiando de forma totalmente errônea a versículos isolados da Bíblia, investe na busca do poder político. Para isso, faz conchavos e acordos, não se importando com ideologias ou valores, simplesmente com a busca pelo poder.
Mas isso já faz parte do contexto desse Sr., que há muito tempo busca o domínio de sua denominação e, não conseguindo, funda para si um domínio para saciar a sua incansável sede de poder. Para isso, não se importa se o político é maçom, se é corrupto, se apóia valores contrários aos valores cristãos.
Dentro de tudo isso, é preciso dizer que Silas Malafaia e sua turma não representam os verdadeiros evangélicos deste país, que ainda lutam por um país mais justo, mais igualitário, mais verdadeiro, e que acreditam que isso só será possível através da pregação do Evangelho de Cristo, que se coloca totalmente contrário ao sistema religioso e político, Evangelho este que não se alia à corrupção ou à injustiça.
É preciso citar aqui que um dia o deus deste mundo apresentou todos esses valores, que hoje, para o sr. Silas e sua turma, são essenciais. Porém havia uma condição: Jesus teria que se dobrar e adorar o deus deste mundo. E Jesus disse a frase: “sai daqui, satanás, as Escrituras ordenam: adore somente o Senhor, o seu Deus. Sirva somente a Ele” (Mt 4.10 – Bíblia Viva).
Ainda é preciso dizer que a Bíblia nos exorta a não acumularmos tesouros nesta terra, mas antes acumularmos tesouros nos céus (Mt 6.19-20).
Porém, o que eu gostaria de deixar é que o povo chamado “protestante” ainda existe, e está atuante, sem temer os poderes deste mundo. Por isso que denunciamos e trazemos a verdade, para que o mundo saiba que os valores cristãos estão acima dos valores deste mundo, e que Silas Malafaia e sua turma estão aquém do verdadeiro Evangelho de Cristo. Assim, que todos estejam atentos.
“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” – Mt 16.26
Voltemos ao evangelho puro e simples, o $how tem que parar!
A Deus, toda a honra e toda a glória para sempre.
Paulo Siqueira

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Prefeito de Serra do Mel se apresenta em quartel da PM

O prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo, se apresentou no quartel da Polícia Militar de Mossoró e está preso. Policiais civis da Divisão de Polícia do Oeste o procuravam desde a quinta-feira (11) quando tentaram cumprir um mandado de prisão contra o prefeito, mas ele não havia sido localizado.

Bibiano foi preso ainda no ano passado, suspeito de envolvimento com a morte do jornalista Ednaldo Filgueira, líder municipal do PT, e estava solto por
decisão da Justiça, mas acabou tendo um novo mandado de prisão expedido após o descumprimento de medidas cautelares.

A Defesa do prefeito, entretanto, nega os descumprimentos e rebate a informação de que ele estivesse foragido desde a última quinta-feira (11).

Em Nota, o advogado Cristiano Luíz Barros argumenta que Bibiano só poderia ser considerado foragido se não tivesse advogado constituído nos autos, não apresentasse defesa, não comparecesse aos atos da Instrução Criminal e, somente após ter sido intimado das decisões prolatadas nos autos em que é processado por todas as formas de intimação, o que, segundo ele, não é o caso.


Governo vai retomar financiamento para inovação em pequenas empresas

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, anunciou hoje (15) que o governo retomará a linha de financiamento para pequenas e médias empresas interessadas em investir em inovação. A iniciativa já existe, mas está parada há dois anos.

A concessão será feita por meio de concorrência pública. Segundo Raupp, foram aprovados R$ 1,2 bilhões para serem investidos de 2012 a 2014. A medida está dentro dos incentivos governamentais para a inovação.

“O governo tem feito bastante coisa para incentivar essas empresas. Uma delas é financiar o risco, como nesse programa de subvenção, especialmente para os pequenos e médios empresários. São recursos públicos repassados por meio de um processo de licitação. Os valores são repassados para elas financiarem o desenvolvimento de um produto, que deve ser colocado no mercado,” explicou ao participar da abertura da Exposição e Conferência de Inovação e Empreendorismo de Base Tecnológica (Expocietec).

Raupp destacou ainda a existência de linhas de crédito após o desenvolvimento do produto. “Depois, temos outras linhas de crédito que podem dar continuidade ao trabalho deles, com condições bastante favoráveis. Imagino que usando esses dois tipos de instrumentos, [as empresas] tenham condições de se inserir no mercado com propostas novas.”


Números apontam praias de Natal como as mais perigosas do RN

O Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros já registrou 183 ocorrências no litoral potiguar este ano. Desses 127 foram salvamentos aquáticos, 11 afogamentos seguidos de morte e 15 buscas de cadáveres em meio líquido.

As demais ocorrências atendidas pelos guarda vidas foram relacionadas a atendimentos pré hospitalar, pessoas perdidas, auxilio ao público, resgate de animal em perigo, resgate suicida, incêndio em edificação comercial na orla, entre outros.

As praias urbanas da capital, a Redinha e Búzios concentram praticamente todos os atendimentos e afogamentos seguidos de morte.

Em 2011, os bombeiros atenderam a 255 ocorrências, sendo 152 de salvamentos aquáticos, 12 afogamentos seguidos de morte e 22 buscas de cadáveres em meio líquido. Praia do Meio, Búzios e Redinha lideram as estatísticas.

Estes dados correspondem apenas a realidade atendida pelo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) da Região Metropolitana.

Professor

Eu me lembro de você, PROFESSOR, eu me lembro e muito. A sua paciência, o seu amor multiplicado por quarenta,na doação sem limites, sem restrições. Mas eu não via, não sentia essas malhas de carinho que me envolviam, que me tocavam e se transformavam em luz. Eu recebia, mas não reconhecia você plantou uma semente dentro de mim, que agora eu sinto, germinou, cresceu, virou botão e floresceu. Mas só agora, quando a distância de você se conta em anos de vida, eu parei para pensar e a sua figura cresceu dentro de mim. Parece até que eu voltei a ouvir a sua voz e senti a sua presença em tudo que fiz, em tudo que vivi. Você foi o pegureiro das minhas ações, das minhas determinações. Foi sua voz que me levantou nas horas difíceis, que me deu novas forcas, que mostrou que cada dia é uma nova renovação...

Professor

Altamiro Souza

Rio e São Paulo elegem juntos 18 vereadores evangélicos; Veja lista completa

Os dois maiores colégios eleitorais do País, Rio de Janeiro e São Paulo passaram a ter uma expressiva representação evangélica em suas câmaras municipais. Em São Paulo, dos 55 vereadores eleitos, 11 são evangélicos. Já no Rio,  são sete, de 51 membros, que ocupam as cadeiras do Legislativo depois das eleições do último domingo (7).

Na capital fluminense, o candidato mais votado ao cargo de vereador foi Alexandre Izquierdo, que recebeu apoio do pastor Silas Malafaia. Izquierdo é líder da juventude da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, igreja de Malafaia, e obteve 33.356 votos, saindo-se como oitavo colocado entre todos os concorrentes a uma vaga, de acordo com o IG.
Em São Paulo o mais votado foi o pastor Edemilson Chaves, da Igreja Mundial do Poder de Deus. Ele foi eleito com voto de 45.858 pessoas, ficando em 18º lugar entre os vereadores mais votados.
Confira a lista completa dos vereadores eleitos no Rio de Janeiro e São Paulo:
Rio de Janeiro
1    ROSA FERNANDES (PMDB)    2.20%     68.452
2    GUARANÁ (PMDB)    1.71%     53.306
3    CESAR MAIA (DEM)    1.42%     44.095
4    JAIRINHO (PSC)    1.39%     43.181
5    JORGE FELIPPE (PMDB)    1.21%     37.520
6    CHIQUINHO BRAZÃO (PMDB)    1.14%     35.644
7    DR. CARLOS EDUARDO (PSB)    1.09%     33.894
8    ALEXANDRE ISQUIERDO (PMDB)    1.07%     33.356
9    VERA LINS (PP)    1.02%     31.827
10    VERONICA COSTA (PR)    1.01%     31.515
11    JUNIOR DA LUCINHA (PSDB)    1.00%     31.182
12    PAULO PINHEIRO (PSOL)    0.92%     28.539
13    CRISTIANE BRASIL (PTB)    0.90%     28.169
14    JORGE BRAZ (PMDB)    0.89%     27.596
15    TERESA BERGHER (PSDB)    0.88%     27.344
16    RAFAEL ALOISIO FREITAS (PMDB)    0.81%     25.278
17    JOÃO MENDES DE JESUS (PRB)    0.80%     24.973
18    TANIA BASTOS (PRB)    0.80%     24.850
19    LEONEL BRIZOLA NETO (PDT)    0.77%     24.044
20    CARLOS BOLSONARO (PP)    0.76%     23.679
21    ELIOMAR COELHO (PSOL)    0.76%     23.662
22    MARCELINO D’ALMEIDA (PSB)    0.75%     23.239
23    S. FERRAZ (PMDB)    0.71%     21.982
24    TIO CARLOS (DEM)    0.69%     21.378
25    JORGINHO DA SOS (PMDB)    0.66%     20.625
26    REIMONT (PT)    0.58%     18.014
27    DRº EDUARDO MOURA (PSC)    0.57%     17.869
28    MARCELO ARAR (PT)    0.54%     16.756
29    WILLIAN COELHO (PMDB)    0.53%     16.505
30    THIAGO K. RIBEIRO (PMDB)    0.52%     16.096
31    DR. JORGE MANAIA (PDT)    0.51%     15.812
32    RENATO MOURA (PTC)    0.51%     15.775
33    LUIZ CARLOS RAMOS DO CHAPÉU (PSDC)    0.49%     15.262
34    CARLO CAIADO (DEM)    0.49%     15.148
35    LAURA CARNEIRO (PTB)    0.47%     14.621
36    LEILA DO FLAMENGO (PMDB)    0.46%     14.304
37    MÁRCIO GARCIA (PR)    0.44%     13.740
38    PROF. UOSTON (PMDB)    0.43%     13.452
39    ÁTILA NUNES (PSL)      0.43%     13.249
40    ELISEU KESSLER (PSD)    0.41%     12.717
41    ELTON BABU (PT)    0.41%     12.630
42  RENATO CINCO (PSOL)    0.40%     12.498
43    EDSON ZANATA (PT)    0.39%     12.120
44    JIMMY PEREIRA (PRTB)    0.34%     10.551
45    DR. JOÃO RICARDO (PSDC)    0.33%     10.281
46   PAULO MESSINA (PV)  0,32%    10.111
47   DR. GILBERTO (PTN) 0,31%   9.780
48   MARCELO PIUI (PHS)  0,19%  6.015
49   JEFFERSON MOURA (PSOL)  0,40% 12.424
50   EDUARDÃO (PSDC)  0.33%  10.207
51    MARCELO CID HERACLITO QUEIROZ (PP)   0.27%   10.207
 Fonte: R7

São Paulo
Candidato
Partido
Votos
TRIPOLI
PV
132.313
ANDREA MATARAZZO
PSDB
117.617
GOULART
PSD
104.301
MILTON LEITE
DEM
101.664
CORONEL TELHADA
PSDB
89.053
ANTONIO CARLOS RODRIGUES
PR
67.161
OTA
PSB
62.693
MARIO COVAS NETO
PSDB
60.697
ELISEU GABRIEL
PSB
53.634
CELSO JATENE
PTB
52.099
NETINHO DE PAULA
PC do B
50.698
TONINHO PAIVA
PR
48.613
DONATO
PT
47.039
JULIANA CARDOSO
PT
46.757
SENIVAL MOURA
PT
46.524
PASTOR EDEMILSON CHAVES
PP
45.858
SANDRA TADEU
DEM
45.770
NABIL BONDUKI
PT
42.411
RICARDO YOUNG
PPS
42.098
MARCO AURÉLIO CUNHA
PSD
40.130
ADILSON AMADEU
PTB
40.100
SOUZA SANTOS
PSD
39.658
DALTON SILVANO
PV
39.304
FLORIANO PESARO
PSDB
37.780
CLAUDINHO
PSDB
37.441
ALFREDINHO
PT
36.634
NOEMI NONATO
PSB
35.601
JEAN MADEIRA
PRB
35.036
PATRICIA BEZERRA
PSDB
34.511
EDIR SALES
PSD
34.476
JOSÉ AMÉRICO
PT
34.291
MARTA COSTA
PSD
32.914
AURÉLIO MIGUEL
PR
32.520
ATÍLIO FRANCISCO
PRB
32.513
ARSELINO TATTO
PT
32.135
DAVID SOARES
PSD
32.081
GILSON BARRETO
PSDB
31.995
CONTE LOPES
PTB
31.947
JAIR TATTO
PT
31.685
PAULO FRANGE
PTB
30.891
RICARDO NUNES
PMDB
30.747
RICARDO TEIXEIRA
PV
30.698
VAVÁ DOS TRANSPORTES
PT
29.242
AURÉLIO NOMURA
PSDB
29.236
EDUARDO TUMA
PSDB
28.756
REIS
PT
28.627
POLICE NETO – VEREADOR NETINHO
PSD
28.278
PAULO FIORILO
PT
27.805
GILBERTO NATALINI
PV
26.806
GEORGE HATO
PMDB
24.611
DR. CALVO
PMDB
24.282
ARI FRIEDENBACH
PPS
22.597
NELO RODOLFO
PMDB
18.219
LAÉRCIO BENKO
PHS
17.918
TONINHO VESPOLI
PSOL
8.722

Fonte: UOL