PATROCINADORA DA MATRIZ DO CD DA BANDA

PATROCINADORA  DA MATRIZ DO CD DA  BANDA

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Águas da União vão aumentar produção de peixes no RN

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) publicou, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9), edital para licitar mais de 112 hectares de áreas aquícolas em seis estados de três regiões: Paraná, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Juntas, as nove áreas têm capacidade para produzir 4,2 mil toneladas de pescado por ano e criar mais de 600 empregos imediatos.
Todas as águas sob domínio da União oferecidas no processo licitatório lançado hoje são áreas consideradas onerosas; ou seja, com fins econômicos/empresariais. “Facilitar o acesso dos aquicultores a águas da União é uma prioridade do governo federal”, afirma a secretária nacional de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince.
A maior parte das áreas aquícolas está demarcada em reservatórios de usinas hidrelétricas, onde será criado peixe da espécie tilápia. Há duas áreas aquícolas marinhas: uma na Barra do Cunhaú (RN) e outra na Enseada do Forno (RJ). Na primeira, está autorizada a criação de peixe da espécie bijupirá. E, no Rio de Janeiro, poderão ser cultivados mexilhões, Ostra do Pacífico e vieiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário